Como divulgar um escritório de advocacia de forma ética

24/08/2021
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04/04/2024
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9 minutos

Para conseguir aumentar seu quadro de clientes, é importante saber como divulgar seu escritório de advocacia com qualidade. Aumentando, assim, suas estratégias para conseguir trabalhar melhor seus resultados e se tornar uma liderança no mercado, que cada vez mais está competitivo.

Independente do tamanho de sua empresa é importante ter uma boa estratégia de marketing para conseguir alcançar novos clientes e fazer seu empreendimento crescer. Uma dessas estratégias pode ser, por exemplo, a do marketing tradicional, com impressão de banner, fachadas de LED, cartões e outros meios físicos, que agora, o provimento 205/2021 permite. Vale lembrar que você deve verificar o provimento antes de realizar qualquer ação, e que seu escritório respeite o código de ética da OAB.

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Quais estratégias podem ser utilizadas para divulgar um escritório de advocacia?

Com os avanços da tecnologia provenientes da transformação digital que tem acontecido no mundo todo, esse processo se tornou ainda mais simples, possibilitando mais interações e ações de marketing a um custo muito menor.

Trabalhar com o marketing digital é o segredo do sucesso de muitas empresas e escritórios de advocacia, sobretudo, por conta das regras que a OAB impõe com relação ao marketing para advogados.

Dessa forma, você consegue explorar melhor esse tipo de atividade, conseguindo conquistar um potencial maior de interação e criando ações mais efetivas para seu trabalho como um todo.

Hoje em dia, o mercado é completamente digital, cada vez mais as pessoas permanecem conectadas, e isso se tornou ainda mais efetivo com os avanços relacionados à tecnologia móvel, que popularizou o uso de smartphones.

Com isso, a maioria das pessoas tem um potencial enorme de produção e permite que você utilize seus resultados com mais qualidade.

Para um bom empreendedor, que entende a necessidade de conquistar novos públicos, é importante saber lidar com esse tipo de divulgação.

O advogado é um profissional liberal, isso significa que, ainda que seu foco principal seja sua área de atuação, é importante ter uma veia empreendedora. Isso porque, seu escritório de advocacia depende de uma série de ações fundamentais para esse tipo de trabalho.

Conseguir manter toda a infraestrutura de seu trabalho em funcionamento é importante para que você possa ter mais tranquilidade em suas ações.

Dessa forma, você consegue divulgar seu escritório dentro das regras da OAB e consegue garantir mais clientes.

O que pode e o que não pode no marketing jurídico?

O marketing jurídico tem uma série de detalhes importantes que devem ser tratados antes de você efetivamente começar a aplicar suas técnicas para divulgar seu escritório de advocacia.

Por isso, é fundamental que o profissional consiga lidar com esse tipo de ação para conseguir mais efetividade em uma estratégia de divulgação.

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Por lidar com um elemento muito importante da vida em sociedade, o direito precisa ser lidado com atenção e cuidado, e as publicidades precisam ser pautadas na ética e na responsabilidade.

Isso porque muitas vezes, o trabalho do advogado coloca em suas mãos a vida e o futuro de seus clientes.

Entretanto, depender exclusivamente do boca a boca pode ser bastante prejudicial para um advogado.

Uma vez que, ainda que tenha certa efetividade, esse tipo de anúncio acaba ficando preso em uma bolha.

Pensando nisso, a Ordem dos Advogados do Brasil definiu regras para manter a qualidade e a veracidade em todas as ações de marketing de seu escritório, segundo o provimento 205/2021. Assim, entender maneiras de conquistar novos clientes na advocacia dentro das regras impostas e com efetividade é um processo muito interessante.

Nesse sentido, vejamos a seguir diferentes estratégias de divulgação de escritório de advocacia que respeitam as normas instituídas pela OAB.

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1 – Como divulgar um escritório de advocacia por meio da produção de conteúdo?

Toda empresa que deseja se manter ativa deve pensar em formas de utilizar o marketing a seu favor. No caso do marketing digital, uma das formas mais comuns de utilização é a criação de conteúdo.

O perfil de cliente mudou consideravelmente, e não há mais espaço para a utilização desses recursos com consumidores reativos, que recebiam ações simples de publicidade e propaganda de maneira rasa.

Hoje, o consumidor procura informações quando tem algum tipo de problema ou necessidade. Por exemplo, quando deseja comprar um produto ou contratar um serviço, ele busca o máximo de informações na internet para analisar se o negócio que pensa em fazer é um bom investimento.

Assim é, também com a advocacia. O possível cliente deseja entender o que está acontecendo antes de decidir tomar um rumo de ações.

Em alguns casos, é muito importante pensar em como realizar estas ações da melhor maneira.

No caso do direito, a produção de conteúdo tem um efeito ainda mais vantajoso.

Isso porque existem vários termos técnicos e jargões da profissão, que podem deixar o usuário comum confuso com relação a atividades relacionadas ao trabalho em si.

Portanto, quando um profissional da área simplifica esse tipo de conteúdo e o apresenta de forma mais convencional, para que pessoas que estão passando por algum tipo de necessidade consigam identificar, eles podem agir de maneira muito mais efetiva.

2 – Cartões de visita

Este é um dos métodos mais tradicionais e antigos utilizados para divulgar um escritório de advocacia.

Um advogado deve estar sempre com seu contato à mão, para conseguir trabalhar com qualidade e captar seus clientes com mais efetividade.

Para conseguir resultados mais expressivos, entretanto, é preciso se atentar a alguns cuidados, como não criar um cartão muito colorido e chamativo.

A formalidade da profissão exige tons mais sóbrios. Além disso, é importante evitar excessos de texto.

Eles tornam difícil a identificação e você deseja que o cartão seja prático e rápido para seu cliente ter acesso a seus dados.

Por isso, o ideal é manter apenas algumas informações no cartão, como:

  • Nome;
  • Título (Doutor, Professor, Mestre);
  • Especialidades do Advogado;
  • Principais formas de contato.

Dessa maneira, você consegue criar um cartão que seja único e funcional, aproveitando melhor para conseguir uma boa estrutura de propaganda dentro desse tipo de contexto.

3 – Identificação de marca

Para conseguir tornar sua marca única, e destacá-la em um mercado que cada vez mais está saturado de profissionais, é preciso criar uma identificação rápida.

Algo que não demande tempo para que os consumidores consigam encontrar suas respostas.

Um bom logotipo costuma ser muito funcional para deixar seu escritório com um ar mais profissional e qualificado.

O logotipo pode passar um posicionamento mais sério para seu escritório, enquanto uma tipografia mais formal passa credibilidade e interação com seus consumidores.

Por isso, é importante ter em mente que você terá uma capacidade mais efetiva para trabalhar.

As cores que você usar em sua identidade visual também serão muito importantes para você conseguir melhorar sua apresentação.

Dessa forma, você consegue criar uma identificação imediata de seu público com a marca.

Algumas empresas estão tão bem estabelecidas no mercado que o simples fato de mostrar as cores da identidade visual já faz a identificação imediata.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não usar cores famosas em outras áreas, uma vez que esse tipo de ação acaba sendo muito prejudicial na hora de divulgar seu escritório de advocacia, que ficará apagada pela marca maior.

4 – Faça uma boa apresentação

No momento de divulgar um escritório de advocacia é importante que ele apresente conteúdo para conquistar mais clientes.

Por isso, é importante que se faça uma apresentação com os currículos básicos de todos os profissionais que trabalham no local.

Dessa forma, você apresenta todas as especialidades e recursos disponíveis dentro do escritório, para que seus clientes tenham mais opções de conseguir se identificar com um profissional e iniciar o trabalho.

Esse material é estruturado para que você consiga apresentar seu conteúdo com excelência, principalmente, se estiver fazendo uma prospecção ativa.

Portanto, quando você se apresenta para potenciais clientes, é fundamental que saiba todas as capacitações de seu escritório.

Esse tipo de apresentação deve ser um material de qualidade, sutil e que não pareça forçado;

Para que assim, você consiga apresentar com elegância seu propósito e suas capacidades para conseguir organizar melhor o trabalho como um todo dentro de seu escritório.

Como divulgar um escritório de advocacia na internet?

A internet tem sido uma grande aliada dos escritórios de advocacia.

Por meio delas, é possível trabalhar com muitas ações de marketing de maneira efetiva, alcançando um grupo muito maior de potenciais clientes.

Com a criação de um site do escritório de advocacia, você pode passar mais confiança e profissionalismo para uma pessoa que precise de seus serviços.

Além disso, é possível ferramentas digitais para divulgar seu escritório de advocacia e ser encontrado por pessoas que estejam procurando pelos serviços de um advogado.

Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir resultados mais relevantes quando estiver trabalhando com sua publicidade.

Para otimizar ainda mais seu potencial, é importante identificar redes sociais com as quais você esteja mais familiarizado e investir ali.

Quais as vantagens de utilizar marketing jurídico?

O trabalho em um escritório de advocacia pode ser muito intenso, mas é importante trabalhar com qualidade para conseguir efetivar melhor seu potencial de trabalho.

Por isso, saber quais ações de marketing e publicidade na advocacia executar para divulgar seu escritório de advocacia pode ser uma tarefa e tanto.

Quando você aplica com qualidade esse tipo de informação, consegue aumentar seu potencial de engajamento.

Por esse motivo, acaba atraindo novos clientes, que farão seu escritório ficar muito melhor qualificado e suas conversões aumentem consideravelmente, alcançando mais sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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