Software jurídico com emissão de boletos e gestão financeira no PROJURIS ADV

01/03/2021
 / 
08/11/2022
 / 
7 minutos

Uma das demandas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos quando contratam um sistema gestão é que este seja um software jurídico com emissão de boletos.

É por isso que, antes de adquirir um software jurídico, muitos escritórios e departamentos fazem uma pesquisa para identificar quais os sistemas do mercado que atendem suas demandas.

Isso porque, essa é uma atividade muito importante quando se fala em controle financeiro na advocacia.

O PROJURIS ADV – software jurídico já conta com essa funcionalidade. Com ele é possível que o escritório emita boletos para seus clientes diretamente no sistema, otimizando assim a gestão financeira e o tempo que os advogados e advogadas dedicam para suas atividades.

No entanto, é importante saber alguns detalhes sobre o PROJURIS ADV, por exemplo, como configurar o sistema para emissão de boletos, como emitir o boleto, etc. Continue a leitura para mais detalhes acerca da emissão de boletos bancários com o PROJURIS ADV.

1. Como configurar sua conta no software jurídico para emissão de boletos ?

Bom, como falamos anteriormente, para começar a emitir boletos no PROJURIS ADV, é importante fazer uma configuração da sua conta. Para isso, basta que, ao acessar o sistema, você vá até a aba do financeiro e selecione a opção receitas e despesas, como na imagem abaixo.

Após esses passos, será exibida a tela com as receitas e despesas. Nessa visualização, você deverá selecionar a ferramenta de engrenagem. Ao fazer isso, a listagem de bancos irá aparecer, então, você irá clicar nos três pontinhos ao lado e irá selecionar a opção editar:

Editar - Boletos

Clicando nessa opção, o sistema irá exibir uma tela onde você deverá ler os termos e condições para emissão de boletos. Não deixe de realizar essa leitura, pois assim, garantimos um maior alinhamento de nossas expectativas!

Após ler os termos, basta selecionar a opção “gostaria de emitir boletos e aceito os termos de uso”.

Com essa seleção, o sistema irá solicitar que você preencha mais algumas informações. Depois disso, basta salvar e pronto. Você já consegue emitir boletos no PROJURIS ADV.

Se você não tiver contas cadastradas no sistema, basta selecionar a opção de incluir uma conta, fazer a inclusão e então, realizar os passos acima.

É necessário informar que, em caso de problemas com o cadastro da conta bancária, o proprietário da conta logo saberá, afinal, o PJ Bank envia um e-mail para confirmação de informações.

2. Como emitir um boleto no sistema de gestão PROJURIS ADV?

Com sua conta configurada para emissão de boletos, você já consegue começar a fazê-lo. Para isso, você deve, é claro, acessar a receita para qual deseja fazer a emissão. É importante lembrar que, por enquanto, apenas é possível emitir boletos para receitas que já estão lançadas no financeiro do sistema.

Ao escolher a receita você deve clicar no botão “gerar boleto”. Veja na imagem

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe
software jurídico com emissão de boletos

Selecionando essa opção, então, o sistema apresentará uma tela com campos para preencher com os dados do seu cliente e dados do boleto. Na primeira etapa, isto é, nos dados do cliente, não será possível alterar nenhum dado do cliente que você selecionar. Assim, se necessário, você deverá alterar a receita e atualizá-la antes de gerar o boleto.

Da mesma maneira, na etapa de dados do boleto, a data de vencimento e o valor do boleto não poderão se alterar, e por isso, se necessário alterar alguma dessas informações, você deverá modificar a receita antes de gerar um boleto. No entanto, se a receita estivar atrasada, a geração de boletos ocorrerá com a data atual do usuário.

Feito isso, basta você escolher a conta para qual o boleto será gerado, confirmar a data de vencimento e o valor e, se necessário, incluir juros.

Por fim, clique em gerar e em poucos segundos, uma barra verde com a confirmação da emissão do boleto será apresentada.

Além disso, após a geração do boleto, o sistema anexa o mesmo como arquivo ao lançamento financeiro. Assim, se desejar é possível baixar o boleto.

Uma última coisa importante a lembrar em relação a geração de boletos é que a opção ficará disponível na lista de receitas, no resumo da receita e ainda na seção de outras parcelas da receita. Após a emissão o sistema notificará o usuário dessa emissão e envolvidos.

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

3. Como cadastrar contas no sistema?

O sistema apenas permite gerar um boleto nas contas que já possuem cadastro no sistema e autorização para emissão de boletos. Mas como fazer esse cadastro?

Bom, para cadastrar uma conta no sistema, basta clicar nas configurações do financeiro. Após isso, o sistema irá apresentar as contas que já possuem cadastro no sistema.

Assim, você, usuário, poderá escolher uma dessas e habilitá-la para emissão de boletos. Ao fazer isso, você deve preencher todo o cadastro, exceto saldo inicial e limite de crédito.

Se alguma conta estiver com a situação da conta como desabilitada – para contas caixa, banco ou cartão -, e você desejar utilizar alguma delas, basta habilitar a conta no sistema. Quando a conta for habilitada, o sistema exibirá as situações:

  • Marcador “pode emitir boletos”;
  • Marcador “pode ser configurada”.

O primeiro marcador irá aparecer em contas habilitadas para emissão de boletos bancários no sistema. Já o segundo, permite que a conta seja habilitada para tal atividade.

No caso de contas que ainda não tenham cadastros no sistema, o passo a passo é o seguinte:

Quando o sistema apresenta as contas que possuem cadastro no PROJURIS ADV, um botão escrito “nova conta” também aparece. Portanto, para criar uma nova conta no sistema, basta clicar em “nova conta” e faça o cadastro em três tipos de conta já mencionados antes: caixa, banco e cartão.

Assim, você deverá selecionar o tipo de conta que você deseja e preencher as informações que o software jurídico com emissão de boletos solicitar.

4. Situação dos boletos após a emissão de boletos bancários

Agora que você já sabe como configurar uma conta, é hora de entender um pouco mais sobre a situação desses boletos. Por isso, o sistema te informa a situação cadastral dos boletos.

Logo que você emite um boleto, então, o status que aparece é “boletos pendentes”. Esses podem estar aguardando resposta do fornecedor. Já o status “boleto recebido” indica o sucesso da operação. Por fim, o status “boleto cancelado”, é a notificação que aparece quando um boleto é cancelado.

Além disso, ao receber um pagamento via boleto bancário, o sistema, com rapidez, da baixa no boleto. Também o sistema apresentará a informação no resumo da parcela ou do boleto correspondente, o valor pago no boleto.

Quanto ao cancelamento, ao excluir uma receita, o sistema também começa a excluir boletos daquela receita. Ainda, ao cancelar um boleto, o sistema exibirá a informação “boleto cancelado”. No entanto, o boleto será útil para algumas demandas e por isso, será mantido na seção de arquivos, por exemplo, o estoque.

5. Informações importantes a destacar sobre a emissão de boletos no PROJURIS ADV

  1. O valor mínimo para emissão de boletos é de R$10,00.
  2. O seu cliente precisa esperar cerca de uma hora após a emissão do boleto para realizar o pagamento do mesmo.
  3. A cada boleto pago, será cobrada uma taxa de R$2,50. Essa taxa será cobrada apenas por boletos pagos, ou seja, boletos emitidos não pagos não serão cobrados.
  4. Após o pagamento e compensação do boleto, o PROJURIS ADV atualizará automaticamente a situação da receita para “recebida”.
  5. O prazo de compensação é de dois dias.
  6. O cancelamento de boletos só poderá ser feito em caso de boletos pendentes de pagamento.
  7. Boletos emitidos ficarão válidos para pagamento por 58 dias.
  8. O nome fantasia do escritório cadastrado no PROJURIS ADV irá aparecer no boleto. Se esse não existir, a razão social e nome do responsável pela conta bancária serão as informações que o boleto irá apresentar.
  9. O CPF/CNPJ da pessoas que vai pagar o boleto não pode ser igual ao da conta credenciada.

Veja também: novidades no software jurídico para gestão financeira!

Quer saber tudo sobre as funcionalidades do nosso software jurídico com emissão de boletos? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do PROJURIS ADV em seu e-mail. 

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário