O melhor sistema de peticionamento eletrônico para o seu escritório

01/12/2021
 / 
04/04/2024
 / 
8 minutos

No último dia 24, revelamos uma grande novidade do PROJURIS ADV e do PeticionaMais. E agora eu te conto tudo por aqui. Em uma live com a participação de Tauillio Machado, coordenador de produto do PeticionaMais, sistema de peticionamento eletrônico, anunciamos que os dois produtos, ambos desenvolvidos pela Softplan, serão integrados. 

Agora, então, podemos anunciar que o nosso software conta com um novo módulo de peticionamento eletrônico. Isso mesmo. Agora é possível peticionar diretamente do PROJURIS ADV, seu sistema de gestão jurídica.  

Vale lembrar que essa novidade não surgiu do dia para a noite. Divulgar isso agora nos deixa com uma sensação de missão cumprida, já que este era o projeto mais aguardado do ano aqui no nosso time e estávamos ansiosos para poder compartilhar isso com vocês! 

Queremos que o PROJURIS ADV ofereça uma gestão ainda mais completa para os advogados e advogadas do Brasil. Para isso, planejamos trazer funcionalidades que, de fato, contribuam com o dia a dia na advocacia. E, um módulo de peticionamento como esse no seu software jurídico é, como diz o ditado, “uma mão na roda”.  

Mas como é que isso vai funcionar? É o que te conto a seguir.  

Como funcionará o peticionamento eletrônico dentro do software jurídico? 

Em primeiro lugar, você precisará configurar o peticionamento eletrônico dentro do seu sistema de gestão, isto é, configurar a integração entre o sistema de peticionamento e o software jurídico.  

Para isso, precisará de um certificado A1 e de uma conta do PeticionaMais.  

A configuração do peticionamento eletrônico no PROJURIS ADV se dará da seguinte maneira:  

Você deverá, dentro do PROJURIS ADV, acessar a visualização de processo.  

É a partir deste módulo que você conseguirá peticionar no seu sistema de gestão. 

Dentro do sistema, você encontrará, então, a opção “peticionar”, com o logotipo do PeticionaMais, como na imagem abaixo:  

Sistema de Peticionamento

Em seguida, você poderá configurar sua conta do PeticionaMais. 

Insira seu usuário e sua senha do PeticionaMais. E pronto, a partir disso você já consegue peticionar, diretamente do PROJURIS ADV.  

Como peticionar do PROJURIS ADV: passo a passo para anexar peças e protocolar petições intermediárias 

Para peticionar no PROJURIS ADV você deverá, novamente a partir da visualização de processos, clicar na opção “peticionar”. Como agora o peticionamento eletrônico já está configurado no seu software de gestão na advocacia, o sistema te apresentará, então, os documentos do seu processo.  

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

Nesta página, você poderá selecionar e anexar os documentos vinculados ao seu processo, ou inserir novos documentos, que serão adicionados posteriormente ao peticionamento.  

Em seguida, você poderá acionar a opção “anexar ao peticionamento”. Então, o PROJURIS ADV enviará os documentos para o sistema de peticionamento e criará um rascunho para que você possa prosseguir com o peticionamento no PeticionaMais.  

Você pode aguardar nesta tela ou fechar e janela e trabalhar no PeticionaMais assim que receber a notificação. 

Por fim, você receberá uma notificação que dirá que já está tudo pronto para você poder peticionar. E assim, a tela do PeticionaMais será aberta para você concluir o seu peticionamento.  

Como funciona o sistema de peticionamento?  

Você deve estar se perguntando, mas como funciona o PeticionaMais? É o que te conto a seguir:  

Em primeiro lugar, é importante saber que o sistema de peticionamento torna o envio de petições muito mais rápido e fácil.  

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

E além de peticionar direto pelo módulo do PROJURIS ADV, você também poderá fazer o protocolo pela plataforma do PeticionaMais. 

Em ambos os sistemas, você consegue também verificar o status de envio de suas petições. 

Quando este estiver com o status “em andamento”, significa que a petição ainda será enviada para o Tribunal. Já quando estiver com o status “Finalizado”, significa que o protocolamento foi realizado. 

Para finalizar, você ainda pode ver o recibo do protocolo no sistema. 

Vantagens de utilizar um sistema de peticionamento em um software jurídico 

Mas qual a vantagem em utilizar esses sistemas integrados?  

Para começar, utilizar qualquer um dos dois sistemas já traz uma vantagem competitiva gigante. 

Com o PROJURIS ADV, você faz a gestão completa do seu escritório e pode controlar os andamentos processuais, evitando assim, a perda de prazos, fazer o controle financeiro do seu escritório, melhorar o atendimento aos clientes e, principalmente, ganhar tempo.  

Pesquisas revelam que um software jurídico gera até 20h/mensais a mais para cada colaborador. Isto sem um módulo de peticionamento como o lançamento do PROJURIS ADV 

Com um sistema de peticionamento, a vantagem é ainda maior. 

Vejamos a seguir as principais vantagens de utilizar um sistema como o PeticionaMais em conjunto com o PROJURIS ADV.  

1 – Não perde tempo por quedas de sistema  

Não é incomum tentar protocolar, principalmente no final do dia, e descobrir que o sistema está indisponível.  

Além das inúmeras tentativas de protocolo sem sucesso, quando um sistema fica fora do ar, a equipe que deveria fazer isso acaba ficando ociosa, já que não há muito o que fazer, e é necessário agilidade para protocolar quando o sistema volta.  

No entanto, utilizando um sistema de peticionamento, como o PeticionaMais, isso não é mais necessário. Isso porque, mesmo quando o sistema do tribunal cai, o PeticionaMais continua trabalhando, e atualizando os protocolos automaticamente.  

Assim, advogados, advogadas, estagiários e estagiárias podem se dedicar a atividades intelectuais, que é o que vai trazer mais retorno para o escritório.  

2 – Centralização das informações  

Falando da integração entre PROJURIS ADV e PeticionaMais, contar com os dois sistemas, além de rápido, torna o dia a dia da advocacia ainda mais produtivo. Assim, os advogados e advogadas podem dedicar mais tempo às suas vidas pessoais.  

Com esses sistemas, então, as informações concentram-se em um único lugar. 

A partir do protocolo no módulo de peticionamento, o recibo do protocolo é enviado diretamente para o PROJURIS ADV. Assim, fica armazenado em nuvem e vinculado ao seu processo. 

Vale lembrar que, além da integração com o PeticionaMais, o PROJURIS ADV conta com uma plataforma segura para a garantia dos seus dados, evitando que você perca informações. 

3 – Segurança das informações 

Falando em informações perdida, vale destacar também que os sistemas possuem computação em nuvem, o que garante mais segurança para as suas informações. 

No caso do PeticionaMais, inclusive, você consegue assinar documentos com certificado digital A1 sem o risco de que o seu Token seja utilizado para outros fins.  

Além disso, você consegue controlar quem teve acesso aos seus dados, minimizando riscos de vazamento interno ou compartilhamento indevido. 

4 – Mais facilidade para peticionar  

Com o PeticionaMais, não é necessário utilizar sistemas, linguagens ou navegadores específicos. Basta ter o sistema, configurar o seu certificado A1 e peticionar.  

Além disso, o sistema já faz as alterações necessárias às suas peças de acordo com os sistemas de cada tribunal. 

Ou seja, não precisa se preocupar em adequar o tamanho do PDF ou ter que quebrar o documento, pois tudo isso é adequado automaticamente para você. 

5 – Economia de tempo 

Antes da lei do processo eletrônico, para que um advogado conseguisse protocolar era necessário que ele fosse até o tribunal. Então, em relação a tempo, fazer tudo do escritório já é um imenso ganho. Afinal, o tempo de locomoção deixa de existir.  

Agora imagine não precisa gastar tempo com a formatação de peças ou a indisponibilidade do tribunal? 

Com um sistema de peticionamento, é possível protocolar muito mais rápido. 

O escritório Guimarães Sanches advocacia é a prova disso, afinal, conseguem fazer, hoje, mais de 500 protocolos, em poucos segundos com o PeticionaMais. 

Estudos com usuários da ferramenta mostraram economia de 88% do tempo nos peticionamentos.  

O caso do escritório Guimarães Sanches com o PROJURIS ADV e PeticionaMais  

Antes mesmo da integração, o escritório paulista Guimarães Sanches Advogados já utilizava ambos os sistemas. 

Em 2017, começaram a utilizar o PROJURIS ADV e apontam grande satisfação com o software jurídico.  

Conseguimos criar tarefas com facilidade a partir de cada intimação que chega por meio do sistema. O PROJURIS ADV auxilia no acompanhamento de todas as intimações, no controle de prazos e facilita a distribuição das tarefas. Nossa equipe ficou muito mais organizada e produtiva depois da automatização das atividades. 

Por terem mais de 6 mil clientes, espalhados por todo o Brasil, o software permitiu a atuação online do escritório, o que facilitou muito o dia a dia de trabalho. 

No entanto, o gargalo do peticionamento eletrônico ainda era um problema para o escritório. Então, em 2019, resolveram buscar uma solução para isso. A confiança no PROJURIS ADV e na Softplan foi o que facilitou a decisão.  

Com a implementação do PeticionaMais, passaram a fazer mais de 500 protocolos mensais, em poucos segundos. Assim, o time que antes se ocupava de protocolar passou a atuar mais nas atividades intelectuais. Dessa forma, até o faturamento do escritório aumentou.  

Para ler a história completa desse escritório e como os sistemas da Softplan ajudaram no dia a dia dos mesmos, acesse o case a seguir:  

E confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa novidade:

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário