Desde o começo, a Revista ProJuris procurar criar um editorial que valorize conteúdos colaborativos. Contamos com a ajuda de nossos clientes, que participam de entrevistas e dinâmicas onde eles ganhavam voz, se envolvendo diretamente com os textos ao invés de estarem na mera condição de telespectador.
A pergunta evoluiu de o que queremos que nossos leitores saibam? e o que os leitores querem saber? para e se os leitores fizessem parte do processo de produção conosco?.
Na segunda edição, por exemplo, enviamos um formulário para todos os clientes. Eles deviam definir o advogado em uma palavra e justificar a resposta.
Houveram dezenas de participações. As três principais e mais criativas ganharam destaque na revista impressa, convido você a conhecê-las clicando aqui.
No entanto, como valorizamos essa interação e consideramos válido todos os pontos de vista, trouxemos mais cinco respostas que merecem destaque. Confira abaixo:
"Resiliência. Sob a ótica psicofísica, resume-se na "capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico."
Portanto, o equilíbrio se dá pelo enfrentamento temperado dos 7 fatores elementares, quais sejam: Administração de emoções, Controle dos impulsos, Otimismo, Análise do ambiente, Empatia, Autoeficácia e Alcance de pessoas."
— Benito Orlando Carvalho, da Guasti & Carvalho Advogados associados
"Solucionar. Advogar é solucionar, de modo a compor e por fim a um conflito, mediando e harmonizando se possível, ou utilizando a prestação jurisdicional do Estado para tal, mas , no final, solucionando a lide."
— Líbero de Andrade Filho, da Líbero de Andrade Advocacia
"Sacerdote. É escutar e entender o problema do cliente e procurar resolve-lo sentindo o que o cliente sente, mas, sem se deixar afetar pelo problema."
— Aciron Variani Empresa, Autônomo
Discernimento. Não basta passar 5 anos em uma faculdade e fazer mais um de cursinho para obter o título de advogado, é preciso ter discernimento para agir de acordo com as vicissitudes da vida, própria e alheia."
— Renato Ferreira Coutinho, da Oliveira & Coutinho Advogados
"Autodidata. Apesar da obrigatoriedade de exercer o curso de direito para a carreira na advocacia, o advogado deve estar em constante aprendizado, que na maioria das vezes o faz por conta própria ao se debruçar no caso concreto."
— Alexandre Tertuliano Pigiani, da ATP Advocacia
1 comentário em “Em uma palavra, o que é ser advogado(a)?”
Ser advogado é muito mais que ter uma graduação em Direito e ser aprovado no Exame de Ordem. É ser um empreendedor, ter noções básicas de administração, marketing e outras disciplinas que obviem a atividade jurídica.