slogan para advogados

6 passos para construir um slogan eficiente para seu escritório de advocacia

Para determinadas indústrias e nichos de mercado, a construção de um bom slogan é parte fundamental para que uma marca se destaque. Na advocacia, ainda que se possa descartar a possibilidade, um slogan poderoso pode ser a chave para diferenciar-se no mercado.

Um ponto importante a se observar é que não há vetos ao uso de slogans no Código de Ética da OAB. Você pode ler um resumo que preparamos do Código de Ética aqui. No entanto, o slogan deve seguir as orientações do documento, respeitando as diretrizes de sobriedade e discrição nas quais o código se fundamenta.

Não há fórmula mágica para a criação de um slogan eficiente, mas seguindo alguns passos, essa tarefa torna-se menos complicada:

Espelhe o slogan em seu logotipo

Seu escritório já possui um logotipo? O primeiro passo para formular um slogan de impacto é basear sua criação no logotipo, para que se estabeleça um tom de voz, garantindo que seu escritório se apresente de modo coerente ao público.

Significa dizer que, se o seu escritório não possui um logotipo, é recomendável que se direcione esforços nesse sentido em um primeiro momento, para em seguida trabalhar em um slogan. Isso evita que os elementos venham a se desencontrar, seja na mensagem, seja no design.

Não tenha pressa

Já falamos sobre isso aqui na Universidade ProJuris: a identidade visual do seu escritório é tão importante quanto o terno que você veste em uma audiência. Por isso, não apresse o processo, deixe que leve o tempo necessário.

Além disso, reserve uma parcela do tempo para pesquisa. Busque por outros escritórios de advocacia que utilizam slogans e identifique pontos que agradam e desagradam, evitando também que seu slogan fique muito similar aos outros no mercado.

Leia também: 5 dicas de identidade visual e fortalecimento de marca para escritórios de advocacia

Estude a si mesmo

Um exercício necessário ao começar a bolar um slogan para o seu escritório é realizar um estudo sobre quem é seu escritório de advocacia e quais são seus valores. Por exemplo, um escritório tradicional, com mais de 60 anos de atuação, pode enaltecer a tradição e a experiência em seu slogan. Enquanto, por sua vez, escritórios de advocacia mais novos podem destacar no slogan seu caráter inovador.

Além disso, estude quem o escritório atende – qual a renda média dos clientes, escolaridade, natureza das causas. Deste modo, você não somente poderá criar um slogan mais coerente em relação ao serviço oferecido, como também determinará a direção na qual seu negócio avança.

Crie uma nuvem de palavras-chave

No exercício de estudar seu negócio, busque estabelecer palavras-chave que orientem sua atuação jurídica. Por exemplo: organização, profissionalismo, inovação, garantia. Trata-se de um exercício para impulsionar sua criatividade. A partir das palavras-chave invocadas, será muito mais simples construir um bom slogan.

Mantenha a simplicidade

O que todos os bons slogans têm em comum é: são facilmente compreendidos e fixados. Pense em empresas das quais você consegue lembrar o slogan de cabeça. Nenhum deles é uma frase com mais de cinco palavras, certo?

O desafio aqui consiste em apresentar a especialidade de seu escritório e seus valores de modo eficiente e conciso. Evite também palavras muito longas e juridiquês. E lembre-se: a simplicidade é o grau máximo da sofisticação.

Leia também: Marketing Jurídico – conceito e prática, tudo que você precisa saber

Evite o clichê

No processo de estudar slogans de outras marcas e escritórios de advocacia, você poderá perceber alguns lugares comuns. Artifícios como “de x, para x”, ou “x do futuro” são largamente utilizados e, em consequência, sofrem de desgaste. Além disso, é recomendável o cuidado para não construir slogans que permitam duplas interpretações e trocadilhos.

Nesse sentido, busque ler seu slogan como quem vê de fora (peça ajuda a alguém) se pergunte como o seu slogan assemelha-se a outros, e em que ele diferencia-se.

Inovação em seu e-mail

Receba nossos melhores artigos e as dicas que você precisa para tornar seu escritório mais produtivo e eficiente.




Comments 3

  1. Um assunto muito importante, pois é, como direi, a porta de entrada de seu escritório e por isso deve ser pensado com muito cuidado e criatividade.

  2. Os comentários sobre o Código de Ética estão desatualizados, haja vista que, desde 2015, temos o novo Código em vigor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *