Economizar e lucrar: a contabilidade como investimento para advogados

14/05/2021
 / 
11/11/2022
 / 
7 minutos

A palavra “burocracia” aterroriza muita gente, principalmente no meio jurídico. E quando essa burocracia jurídica se une aos trâmites do trabalho contábil? Ou quando esse processo burocrático produz um material que não auxilia em nada a rotina do profissional jurídico?

Ah, quando isso acontece, os advogados ficam ainda mais preocupados em ter que lidar com as finanças do escritório e com todas as atividades necessárias para a empresa ter uma vida contábil ajustada. Essas ineficiências no escritório também podem causar um receio no advogado e muitas vezes ele pode não optar por utilizar a tecnologia como aliada para resolver estas questões.

Sim, eu sei que acompanhar o crescimento do negócio, manter as contas em dia e contar com a inovação para a resolução de processos que precisam ser realizados com muita segurança são demandas que podem assustar em um primeiro momento, mas te garanto que tudo isso pode ser desburocratizado com uma contabilidade especializada no seu ramo de atuação. 

Contabilidade para Advogados

Ao abrir um novo escritório de advocacia ou realizar atendimentos a clientes, é preciso tomar decisões importantes e tratar de assuntos como capital social, regime de tributação, porte e participação societária … São várias escolhas que podem afetar a carga tributária de seu negócio e a contabilidade jurídica está presente para ajudar nestas questões.

Além disso, a contabilidade no escritório de advocacia ajuda a evitar erros, incidência de multas e diversos outros problemas administrativos, como cálculo de tributos, emissão de demonstrativos e escrituração contábil.

Caso essas questões não sejam resolvidas, a regularização do escritório pode ficar comprometida e até mesmo a lucratividade pode diminuir, e acredito que você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Saiba mais sobre regime tributário.

Vantagens em contar com uma contabilidade especializada

– Controle das Finanças

É simples: sem um controle financeiro, sua empresa correrá muitos riscos. Com um serviço especializado na área, você não vai precisar gastar sua energia controlando o orçamento do seu negócio e nem mantendo a organização dos gastos pessoais e dos gastos do escritório.

Além disso, um contador terá parâmetro para estabelecer um pró-labore através de um planejamento com suporte especializado.

– Fluidez nas informações entre as áreas da empresa

O uso de informações reais, organizadas e centralizadas, que são provenientes da contabilidade, tornará possível uma comunicação simples, sem ruídos entre os setores em seu escritório. Isso será de grande ajuda para uma boa gestão empresarial.

– Acompanhamento da produtividade

Por meio da fluidez nas informações proporcionada por um serviço de contabilidade para advogados, o maior ganho na avaliação da produtividade será visível. A partir disso, acompanhar o resultado do seu negócio fica mais simples.

– Facilidade no processo de tomada de decisões.

Através da otimização feita pelo serviço de contabilidade, você, advogado, poderá ter acesso a informações de maneira mais clara, e com isso, será possível tomar decisões importantes para seu escritório de uma forma mais rápida.

Por exemplo, a Pejota Contabilidade para Advogados possui uma plataforma adaptada para ser usada tanto em computadores, quanto em smartphones. Com ela você tem a tranquilidade de receber os documentos de sua sociedade de advocacia com mais rapidez e segurança. As receitas, despesas e honorários recebidos no mês podem ser vistas de forma clara e de fácil navegação.

Além disso, a plataforma oferece fácil acesso às guias dos impostos, relatórios contábeis e consultas às folhas de pagamento dos funcionários, agendamento de férias e muito mais!

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Leia mais:

Contabilidade para advogados na segregação de receitas

Um dos principais pontos da contabilidade voltada para os advogados e escritórios de advocacia é a segregação de receitas de honorários e valores creditados a clientes. Por quê? É simples: qualquer erro pode ser o motivo para vários transtornos aos profissionais, custos elevados e até multas.

Quando o assunto é tributo, por exemplo, uma empresa pode acabar pagando impostos mais altos do que deveria se tal separação não for realizada com muito cuidado e atenção.

Na contabilidade, o simples fato de não escriturar de maneira correta tais movimentações pode desorganizar escrituração completamente, gerar resultados errados e fazer o escritório ser autuado pelos órgãos de fiscalização da área. 

Quer saber a diferença de impostos de pessoa física e pessoa jurídica? Simule aqui.

Consequências de seguir sem uma contabilidade no escritório de advocacia

– Dívidas

Sua empresa precisa pagar todos os tributos devidos em relação à sua atividade para estar de acordo com a lei.

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

Na correria da rotina de um escritório de advocacia, sem um serviço de contabilidade, algum tributo pode ser esquecido, e com isso, a empresa fica em débito com os órgãos fiscalizadores, o que não é algo bom de acontecer.

Dificuldade de crescimento

Geralmente, os advogados se dedicam mais à execução das suas atividades e deixam de lado as questões tributárias e financeiras (o que é totalmente compreensível, já que o dia-a-dia de um profissional de advocacia é complexo e repleto de questões da própria área).

Por este motivo, é tão importante ter um contador no escritório, pois é ele quem vai avaliar o desempenho da empresa e gerenciar os riscos e a evolução financeira do negócio. Sem essa visão, várias falhas podem acontecer, o que consequentemente, reduz o ritmo de crescimento da empresa.

– Problemas legais

Toda empresa precisa ter alguns documentos que são exigidos por órgãos públicos, como o contrato social; as declarações; as guias de pagamentos; os livros contábeis e os balanços.

Se essas obrigações não forem cumpridas, um escritório pode se tornar irregular e ficar em uma situação bastante complicada.

– Falta de acompanhamento

Um contador estará sempre acompanhando o escritório de advocacia. Ele deverá estar presente desde a sua abertura. E, se não existir um profissional que conheça as fases pelas quais o negócio passou, ele pode tomar rumos indesejáveis e inesperados.

Tenha a tecnologia como aliada!

Além da contabilidade especializada, contar com a inovação em seu escritório também pode trazer muitos benefícios para você. 

Na área advocatícia, uma alternativa que vem crescendo e ganhando espaço dentro dos escritórios é o software jurídico, que tem o objetivo de auxiliar os advogados a lidarem com os processos burocráticos presentes no dia a dia. 

A Projuris é uma dessas empresas que te ajuda a usar a tecnologia a seu favor. Ela tem como principal diferencial a sua gestão descomplicada. A empresa utiliza a inovação para que o advogado possa usufruir de seu tempo para realizar atividades intelectuais ao invés de gastá-lo em serviços manuais repetitivos.

A ProJuris oferece 2 softwares: um para escritórios de advocacia e outro para departamento jurídico corporativo. O principal propósito da empresa é eliminar as ineficiências do mercado jurídico e assim, desburocratizar vários processos.

Pronto! Agora que você já sabe a importância de uma contabilidade especializada e quais são os riscos que um escritório sem contador pode correr, não fique sem ter uma boa contabilidade em sua empresa. Com as atividades prestadas por um contador, seu escritório ganha credibilidade, evita problemas e aumenta a lucratividade.

Sabemos que escritórios de advocacia já possuem diversas demandas e uma rotina bem corrida e burocrática. A Pejota Contabilidade Especializada para Advogados está à sua disposição para prestar este serviço e deixar as demandas menos complicadas para vocês. 

Abra sua conta no Projuris ADV

Rosana Xavier é a CEO da Pejota Contabilidade. Ela é uma apaixonada pelo mundo jurídico e sabe tudo de contabilidade e processos.

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário