Endomarketing jurídico: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?

01/11/2021
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23/11/2022
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7 minutos

O endomarketing é uma estratégia de marketing aplicada internamente em um negócio, seja uma empresa ou um escritório.

Quando direcionado para profissionais de Direito, essa vertente leva o nome de endomarketing jurídico. 

Para conhecer os principais tópicos que circundam esse tema, elaboramos este artigo específico para você. Confira!

O que é endomarketing jurídico?

Endomarketing, de forma ampla, se refere ao marketing interno, realizado dentro de um escritório ou empresa, com a finalidade de fortalecer as relações e o ambiente institucional como um todo.

No caso do endomarketing jurídico, trata-se do marketing interno aplicado em ambientes jurídicos, como escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, adaptando as ações tradicionais de endomarketing para esse segmento.

Assim, tal como sua versão mais ampla, o endomarketing aplicado ao jurídico buscará aprimorar as relações dos profissionais que compartilham o mesmo local de trabalho, envolvendo aspectos de comunicação, políticas, benefícios, incentivos, e muito mais.

Qual o foco do endomarketing jurídico?

O foco do endomarketing jurídico, da mesma forma que ocorre no tradicional, são as pessoas – o público interno do negócio analisado.

As pessoas são o ativo mais importante de um negócio. São elas que fazem todos os processos, produtos e serviços funcionarem. Mas, para que isso ocorra da melhor forma, elas precisam estar em um ambiente de trabalho favorável.

E o que caracterizaria esse ambiente favorável?

São diversos fatores que devem ser levados em conta, tais como:

  • Salário competitivo;
  • Benefícios, como plano de saúde, odontológico, vale-alimentação, etc;
  • Plano de carreira bem definido;
  • Incentivos de performance, como prêmios e recompensas;
  • Incentivos ao estudo e à profissionalização;
  • Eventos com a equipe interna, para interação, como happy hours;
  • E vários outros.

É preciso conhecer bem o que move e motiva o seu público interno, a fim de traçar o melhor plano para não só atrair, como reter os talentos do seu negócio.

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Como funciona o endomarketing jurídico?

Como visto, o endomarketing jurídico é aplicado em escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos. Seu foco, então, são as pessoas que ali trabalham.

Para que o endomarketing jurídico seja colocado em prática, é preciso contar com a ajuda do departamento ou profissionais de recursos humanos.

Com o conhecimento de ambas as áreas, é possível conhecer o público interno (funcionários), suas necessidades, suas dores, suas motivações e desejos, da mesma forma que seria feito ao analisar os clientes externos.

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Uma vez realizada essa análise, deve-se traçar um plano para integrar todos os colaboradores do âmbito jurídico, focando em ações que incentivem, promovam, recompensem a equipe.

Vale destacar que esse planejamento deve ser profundo e levar em conta aspectos de formação, comportamento e nível de comprometimento do público interno. 

Assim, nota-se que o endomarketing jurídico serve para melhorar a relação dos funcionários entre si e com seus gestores, bem como cria-se um ambiente harmonioso, comunicativo e respeitoso. 

Além disso, contribui para a melhoria na prestação do serviço, seja atendendo os clientes ou executando as tarefas diárias, pois os colaboradores se sentem motivados e sabem que podem crescer profissionalmente naquele escritório ou empresa.

7 práticas de endomarketing jurídico para o seu negócio

Seja você um profissional jurídico que atua em empresas ou em escritórios de advocacia, é importante implementar, no ambiente de trabalho, algumas práticas de endomarketing jurídico, a fim de valorizar cada um dos integrantes da equipe.

Assim sendo, nós compilamos algumas dicas que você pode levar em conta e começar a criar seu plano de ação hoje mesmo. Veja só:

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– Conheça seu posicionamento e valores

Dentro da sua organização jurídica, é primordial ter ciência do seu posicionamento e dos valores que servem de fundamento para a atuação do departamento ou do escritório.

Para isso, é importante conhecer quais são as causas que seu negócio defende, quais as áreas de atuação, e de que forma querem ser vistos pelo mercado e pelos clientes/consumidores.

Da mesma forma, deve-se compreender de que forma será a execução de todo o trabalho. Como será o comportamento da equipe? Que características e habilidades são esperadas dos colaboradores? Quais atributos comporão os valores do seu negócio?

Ao definir essas questões, haverá um ponto de partida para o plano de endomarketing jurídico e a mensagem que se quer passar para toda a equipe.

– Tenha uma cultura de feedback e reconhecimento

Outra prática que contribui para o fortalecimento do endomarketing é a realização de feedbacks e programas de reconhecimento entre os colaboradores.

Os feedbacks, por exemplo, podem acontecer entre os próprios integrantes da equipe e também entre eles e seus seus gestores, facilitando, assim, a identificação de pontos de melhoria e também aspectos positivos que merecem destaque.

No tocante ao reconhecimento, é essencial valorizar aqueles que alcançam grandes feitos, que superam metas, objetivos, expectativas e estão constantemente em busca de se melhorar profissionalmente e de alcançar melhores resultados a cada mês.

Através de um programa que reconhece o esforço e o desempenho dos colaboradores, cria-se uma busca saudável pelo crescimento profissional.

– Capacite seus funcionários

Se você tem um escritório de advocacia, certamente quer ser reconhecido como o melhor da sua área. No caso dos departamentos jurídicos, você quer contar com colaboradores que sejam capazes de solucionar qualquer demanda legal.

E isso só se torna possível com a capacitação dos seus funcionários. Seja através de cursos, extensões, especializações, o importante é que sua equipe esteja em constante desenvolvimento, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos.

Assim sendo, estipular critérios e formas de capacitação de colaboradores no seu plano de endomarketing jurídico é uma prática que deve ser considerada.

– Crie desafios e oportunidades de liderança

Uma das coisas que contribui para a motivação de cada colaborador é a possibilidade de crescer ao longo de sua carreira. 

Com isso, oferecer novos desafios e oportunidades de liderança são formas de concretizar essa motivação.

Assim, estruturar programas e projetos que possibilitem o crescimento dos colaboradores, tornando-os líderes, coordenadores, gestores, no decorrer da carreira, trará segurança para seu futuro profissional e os manterá motivados a alcançar essas posições no futuro.

– Fortaleça a comunicação interna

Para solidificar o posicionamento e os valores do seu negócio e tornar o ambiente de trabalho um lugar mais harmonioso, fortalecer a comunicação interna deve estar entre as suas ações de endomarketing.

Utilizar ferramentas de comunicação que contribuam para que todos interajam e que facilitem a troca de informações diariamente é uma das formas de alcançar essa melhoria.

Por isso, analise as soluções oferecidas no mercado e encontre aquela que melhor se adeque ao seu escritório e departamento. Lembrando que, no caso de empresas, é importante que essa comunicação também seja facilitada para com outros setores da organização.

– Realize eventos com a equipe

Uma equipe unida e engajada pode tornar o dia a dia mais leve e prático, mesmo diante das adversidades que cada negócio pode enfrentar.

Para que todos se conheçam bem e estejam em sintonia, uma das alternativas é realizar eventos com os integrantes da equipe. 

Isso pode ser feito durante o horário de trabalho, através de dinâmicas ou palestras, bem como após o expediente, por meio de happy hours, comemorações, eventos em geral com o pessoal do escritório ou do departamento jurídico.

O importante é utilizar a criatividade na hora de unir seus colaboradores e mostrar que a harmonia pode existir tanto dentro, quanto fora, do ambiente profissional.

– Seja transparente

Por fim, mas não menos importante, uma das principais práticas de endomarketing é a transparência.

Ela deve ser realizada de forma ampla, desde os feedbacks (como já visto), até questões mais profundas, como o andamento do negócio, resultados e metas alcançadas ou não, entre outros.

Seja sincero com sua equipe e não esconda a real situação do seu escritório ou departamento jurídico. 

A transparência contribui para mostrar seu compromisso com todos e sua disposição em encontrar soluções para cada desafio enfrentado, além de servir de exemplo para que seus funcionários também atuem da mesma forma, com ética e honestidade.

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Conclusão

Diante do exposto, nota-se que o endomarketing jurídico é uma peça necessária no plano de ação de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

É através dele que se torna possível traçar estratégias que visem contratar, treinar, motivar e engajar todos os colaboradores do negócio, tornando-o um ambiente produtivo, eficiente e saudável de se trabalhar.

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