Qual é a melhor calculadora de prazos processuais?

31/10/2019
 / 
16/11/2022
 / 
5 minutos

Calcular prazos processuais é uma atividade que se encontra no cotidiano do trabalho do advogado.

Entre reuniões com associados, atendimento aos clientes, idas aos fóruns, organização de documentos, montagem de peças, petições e processos, o tempo não para e é imprescindível que o profissional do direito lembre-se dos prazos de cada um de seus processos.

Por isso, estar atento às inovações tecnológicas do mercado jurídico é importante para um escritório de advocacia.

Por um lado, a tecnologia é uma ferramenta valiosa para a administração, organização e sistematização do trabalho do advogado, tornando o cotidiano mais dinâmico, diminuindo as chances de erros e aumentando a visualização do trabalho como um todo.

Uma das ferramentas mais importantes para o dia-a-dia de um escritório de advocacia é uma calculadora de prazos processuais.

Com ela, a visualização das datas limite de cada um dos processos se torna mais fácil e a administração do tempo se torna mais eficiente, dando ao escritório mais controle sobre seu trabalho e uma importante vantagem competitiva no mercado jurídico.

Entretanto, entre mudanças em leis a respeito de prazos processuais (como o Novo CPC), atualizações em softwares, segurança na internet, facilidade de operação e confiança, qual calculadora de prazos processuais é a mais interessante para um escritório de advocacia? Confira neste artigo!

Neste conteúdo você vai encontrar:


O que é uma calculadora de prazos processuais?

Como o nome já diz, uma calculadora de prazos processuais é uma ferramenta utilizada para calcular quanto tempo as partes de um litígio possuem, de acordo com a lei, para se manifestar de alguma forma em um processo.

Uma calculadora de prazos funciona da seguinte forma: colocam-se dados relacionados ao processo em questão em um tipo de calendário, como a data do início do prazo, qual tipo de processo é, qual portaria ele segue e o tribunal.

A partir desses dados, o programa calcula quanto tempo, em dias, o advogado tem para se manifestar naquele processo.

Uma calculadora de prazos processuais é uma ferramenta muito importante para um escritório de advocacia, pois ajuda o profissional de direito a tornar o seu trabalho mais eficiente e a perder menos tempo consultando os diferentes prazos processuais, diminuindo a chance de erros.

Como perder prazos processuais é um erro que todo o escritório de advocacia quer evitar, pois pode custar muito caro para a credibilidade do profissional e para o bolso de todos os associados, ter a possibilidade de integrar uma calculadora de prazos no cotidiano do trabalho pode aliviar o advogado de muitas dores de cabeça.

O que não pode faltar em uma calculadora de prazos?

Agora que não há mais dúvidas a respeito do que é uma calculadora de prazos e como ela funciona, convém saber quais itens uma calculadora de prazos eficiente deve ter.

Abra sua conta no Projuris ADV

Existem muitas calculadoras para prazos jurídicos no mercado. É importante que o advogado analise quais são os atributos que ele pretende encontrar na ferramenta.

Afinal, o objetivo de um software jurídico é facilitar o trabalho do advogado, fazendo com que o tempo seja utilizado da forma mais eficiente possível.

Toda calculadora de prazos processuais precisa ser prática, atualizada conforme as normas de prazos mudam, intuitiva e segura.

Praticidade e facilidade de uso são cruciais para uma ferramenta que tem como objetivo dinamizar o trabalho e tornar mais eficiente a utilização do tempo. Se uma ferramenta torna o trabalho mais difícil, ela não serve para aquele trabalho.

Uma calculadora de prazos que não se atualiza conforme as normas e portarias mudam, como o Novo Código de Processo Civil (Novo CPC), Código de Processo Penal (CPP), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Juizados Especiais, também não possui utilidade alguma, pois o propósito de uma calculadora de prazos processuais é justamente livrar o advogado da tarefa de conferir prazos e ficar de olho em datas, além de evitar equívocos.

Segurança é importante em dois aspectos: em primeiro lugar, para que o advogado possa confiar no sistema sem medo de perder prazos por erros; em segundo lugar, para que os dados colocados nela estejam protegidos da visualização e manipulação por terceiros.

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Todos os itens que apontamos acima são encontrados na calculadora de prazos da ProJuris para Escritórios.

Porém, isso é só uma parte do que a calculadora de prazos da ProJuris pode oferecer para a melhoria do trabalho dentro de um escritório de advocacia.

Quais são os benefícios da calculadora de prazos do ProJuris para Escritórios?

O diferencial da calculadora de prazos da Projuris é a sua integração com todo o sistema Projuris Escritórios, que sistematiza todo o trabalho de um escritório de advocacia, organizando e distribuindo tarefas, gerando documentos e armazenando processos de forma segura e criptografada.

Com a calculadora de prazos da ProJuris, o advogado tem acesso às inclusões de suspensões municipais, às portarias oficiais para comprovar a tempestividade dos prazos e tem a possibilidade de fazer agendamentos a partir do resultado dos cálculos.

Ao fazer o cálculo do prazo processual com a calculadora da Projuris, o advogado tem a opção de integrar o prazo dado em sua agenda virtual, podendo anexar anotações e lembretes durante o prazo, além de poder visualizar o andamento do prazo a hora que quiser.

Como contratar a calculadora de prazos processuais da ProJuris?

A calculadora de prazos da ProJuris é uma ferramenta disponível a todo o escritório de advocacia que adquire o ProJuris para Escritórios para sistematizar e tornar mais eficiente o seu trabalho diário.

Se você já é um cliente e utiliza o ProJuris Escritórios, entre em contato conosco para começar a utilizar a calculadora no seu trabalho. Caso você ainda não tenha aderido ao programa, experimente o Projuris Escritórios preenchendo as informações abaixo.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário