OKR na advocacia: o que é e como aplicar

13/05/2021
 / 
10/11/2022
 / 
3 minutos

O advogado também é um empreendedor e o mercado jurídico é tão disputado quanto qualquer outro. Mais de um milhão de advogados espalhados pelo país concorrem pelas mesmas demandas.

Nesse sentido, pensar em alternativas que permitam um crescimento contínuo e acelerado do escritório é fundamental para manter-se sempre competitivo na corrida por bons negócios e clientes.

O profissional do Direito deve compreender que um crescimento consistente e contínuo começa por um planejamento sólida e puramente estratégico.

Por isso, deve dedicar 100% de sua atenção à gestão de metas do escritório de advocacia, e a metodologia de OKR pode ser uma grande aliada do advogado neste momento.

O que é OKR?

Existe algo em comum seu escritório e a  Intel, empresa multinacional norte-americana, com sede em Santa Clara, Califórnia, especializada em circuitos integrados complexos, ferramentas e soluções para informática?

As realidades são bastante diferentes, no entanto, se hoje a Intel é uma gigante do mercado da informática, nem sempre foi assim.

Na década de 1970, a Intel havia acabado de ser fundada e buscava meios de se destacar no mercado norte-americano e competir com a concorrência de produtos e soluções asiáticas que começavam a se popularizar no mercado estadunidense.

Para isso, a Intel contratou John Doerr, para implementar a até então inédita metodologia OKR na empresa.

Doerr concedeu, em 2014, uma entrevista ao blog Better Works. Nela, ele afirma que a principal necessidade da Intel, naquele momento, era crescer mais em menos tempo.

“A Intel vinha em um processo de transição, onde deixava de ser somente uma companhia de memória RAM e se tornava uma desenvolvedora de microprocessadores”, afirma.

Segundo Doerr, a Intel da década de 1970 precisava focar em um conjunto de prioridades que possibilitariam que a empresa efetuasse uma transição bem-sucedida!

Para isso, seria preciso do envolvimento de todos os profissionais da organização, desde os que efetuavam as funções mais táticas e operacionais, até o grupo de executivos que tomavam as decisões estratégicas da empresa.

A metodologia é bastante simples, e tem por base objetivos e indicadores de desempenho. O próprio Doerr define o conceito de OKR em uma frase. “Eu vou (objetivo) mensurado por (resultados).”

Trata-se de um modelo de gestão de metas em que se estipula um macro objetivo, a longo prazo, para toda a empresa. Para alcançar esse macro objetivo, a organização deve se dividir em equipes para as quais devem ser determinados micro objetivos e indicadores hipotéticos de desempenho que serão mensurados para calcular o sucesso.

baixe uma planilha para controle de fluxo de caixa e acompanhe as financas do seu escritorio de advocacia

Todos os profissionais recebem uma ou mais OKRs, que devem ser públicas. Ou seja, todos dentro da empresa devem ter acesso aos objetivos, indicadores e ações que serão desempenhadas por todos.

A OKR deve ser mensurada a cada trimestre, pois é um período de tempo não muito longo, nem muito curto, permitindo que se produzam resultados mensuráveis e, ao mesmo tempo, que se tenha tempo para desativar e modificar ações e estratégias que não venham desempenhando da melhor maneira.

Um bimestre, por exemplo, não seria tempo o bastante para mensurar resultados assertivamente, assim como, depois de um semestre seria tarde demais para modificar ações improdutivas, significando desperdício de dinheiro e esforço. 

Aplicação prática de OKR na advocacia

Formulamos uma aplicação hipotética de OKRs para escritórios de advocacia:

Objetivo macro: faturamento 5% acima da meta estipulada para o ano.

Objetivos micro: a) aumentar em 10% o volume mensal de visitantes no site do escritório; b) cadastrar 100% dos processos em nuvem em um software jurídico; c) redução de 2,5% nos índices mensais de inadimplência.

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

Todos os objetivos devem ser mensuráveis. Portanto, tome cuidado para não estipular objetivos muito amplos e vagos. Isso impossibilita saber se chegou-se ou não ao resultado esperado.

Ações para atingir os objetivos:

a.1) recorrência de 2 postagens semanais no blog do escritório; a.2) recorrência de 2 publicações semanais nas redes sociais do escritório; a.3) capacitação em marketing jurídico.

b.1) pesquisa por um software jurídico para gestão do escritório; b.2) teste do software jurídico durante uma semana; b.3) implementação do software jurídico junto à equipe.

c.1) definição de uma metodologia para cobrança de honorários; c.2) contratação de um profissional de cobranças; c.3) centralização do controle financeiro em um sistema de gestão.

Pronto. Neste exemplo hipotético, o escritório tem metas mensuráveis e objetivos praticáveis que irão impulsionar o potencial do escritório.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário