Perito Judicial: 5 dicas para ter êxito na carreira

18/05/2021
 / 
17/05/2023
 / 
6 minutos

Um perito judicial é um profissional que é responsável pela emissão de pareceres técnicos em um processo judicial. Isto significa que, qualquer pessoa, de qualquer formação, pode atuar na profissão.

Esses profissionais atuam de acordo com o chamado de um juiz. Funciona da seguinte maneira: o juiz responsável pelo julgamento de determinado processo, ao sentir necessidade de uma auxílio técnico em relação ao processo, convoca um perito judicial que entenda do assunto em julgamento.

Por exemplo, se o processo tem relação com um produto químico, o juiz solicitará um perito cuja formação seja compatível, isto é, um químico, um farmacêutico, etc.

É importante destacar que, não basta apenas ter a formação na área para atuar como perito judicial, é necessário ter relação com a situação do processo.

Além disso, alguns regulamentos existem para ingressar na carreira de perito judicial. Entre essas, a principal é ter a formação na área da perícia, isto é, na área que você atuará como perito especializado. Também os tribunais pedem a realização de um curso de formação de peritos judiciais, mas não é necessário a realização de um concurso público.

Com um perito judicial, o juiz chega a uma conclusão mais assertiva, pois teve auxílio de um profissional com competência técnica para aquele caso.

Navegue por este conteúdo:

Como obter êxito na carreira de perito judicial?

Em um país com milhões de processos em tramitação todos os anos, o perito judicial é um profissional extremamente importante e requisitado pelo mercado, afinal, há uma grande demanda de trabalho.

No entanto, é importante ter em mente que, para desenvolver uma carreira de sucesso na área, não basta apenas ter um diploma de nível superior.

Na verdade, é preciso, além disso, seguir algumas dicas, das quais apresentaremos as principais para você neste artigo.

Portanto, se você atua como perito assistente ou pretende trabalhar na área futuramente, confira as dicas e informações que separamos a seguir.

1. Busque qualificação constantemente

O mercado de perícias, assim como qualquer outro, tem certas exigências e, claro, diversos concorrentes.

Portanto, a primeira dica para você conseguir êxito na carreira de perito judicial é buscar qualificação constantemente.

E para isso, é importante que você faça cursos de especialização, leia livros e e-books, participe de workshops, webinars, eventos, palestras, etc.

baixe uma planilha para controle de fluxo de caixa e acompanhe as financas do seu escritorio de advocacia

Isso porque, quanto mais conhecimento você adquirir, mais completo e preparado você estará para exercer a função.

Não dependa apenas do aprendizado obtido durante os anos na faculdade, busque sempre mais qualificação. Seja proativo e esteja sempre atualizado sobre as tendências, mudanças e novidades da área.

Dessa forma, você será um profissional cada vez mais requisitado pelo mercado.

Além disso, não deixe de aproveitar o potencial da internet. Com apenas alguns cliques, você tem acesso a diversos materiais e conteúdos ricos e valiosos para a sua carreira (muitos, inclusive, gratuitos).

2. Desenvolva sua comunicação e escrita

O perito judicial é um profissional que, além de precisar fazer diversas análises e estudos, deve sempre elaborar um parecer técnico (laudo) referente aos processos em que trabalha.

Por isso, saber como se comunicar, tanto de maneira verbal quanto escrita, é fundamental, afinal, você precisa ter uma linguagem clara e objetiva, de modo que todas as partes envolvidas no processo possam entender as suas considerações.

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Caso contrário, como é que o juiz dará a sentença? Ele precisa do auxílio de um perito justamente para ter uma maior clareza em relação aos fatos para, assim, tomar uma decisão justa e acertada.

3. Trabalhe o seu networking (rede de contatos)

Todo profissional de sucesso sabe que para crescer na carreira precisa da contribuição e apoio de outras pessoas. Dificilmente alguém cresce sem a ajuda de ninguém. Portanto, ao trabalhar como perito judicial, não deixe de investir na sua rede de contatos. E para isso, vale a pena trocar e-mails, cartões, números de telefone, etc.

Tenha profissionais e pessoas próximas que possam auxiliá-lo e até mesmo oferecer oportunidades de trabalho.

Trocar ideias e experiências com outros profissionais é algo essencial para qualquer área.

Inclusive, você pode aproveitar a dica 1 para isso, afinal, em cursos, eventos, palestras, etc., há diversas pessoas que atuam ou pretendem atuar na mesma área que você. Assim, você pode aprimorar os seus conhecimentos e trabalhar o seu networking.

Além disso, busque estabelecer relações de confiança com outros profissionais, especialmente os juízes, visto que, na maioria dos casos, eles que irão nomeá-lo para um processo.

4. Seja organizado e planejado

Em qualquer atividade a organização e o foco são indispensáveis. Veja o exemplo dos advogados, sem uma boa organização, eles correm riscos de perder prazos e prejudicar muito os clientes. Consequentemente, deixando os clientes insatisfeitos, o que prejudica a sustentabilidade do escritório de advocacia, afinal, a propaganda que esse cliente irá fazer será negativa.

O trabalho de perito judicial costuma ser mais flexível e independente. Por isso, ser organizado e saber planejar suas tarefas/atividades é fundamental.

Isso porque, assim, você conseguirá gerir o seu tempo e otimizar processos da melhor maneira possível, de modo a sempre fazer um trabalho bem feito e dentro do prazo estabelecido.

Jamais desrespeite os prazos. Além disso, planeje-se e organize-se para fazer todos os estudos e análises necessárias, para, no final, elaborar um laudo correto, claro e coerente.

5. Invista na sua presença digital

Em um mundo cada vez mais conectado, saber aproveitar o potencial da internet e dos canais digitais é essencial.

Isso porque, diariamente, inúmeras pessoas buscam por produtos ou serviços na internet, inclusive, de peritos judiciais. Com a pandemia da Covid-19, essas buscas tiveram um aumento considerável, e hoje, não estar na web pode ser muito prejudicial para qualquer carreira.

Portanto, além das quatro dicas anteriores, não deixe de investir na sua presença digital. Para isso, você pode ter um site, um blog, um canal no YouTube, uma página em uma rede social e assim por diante.

Hoje, felizmente, há diversos caminhos para seguir no ambiente digital e com certeza algum deles o ajudará na carreira de perito judicial. Ademais, existem, na própria internet inúmeros cursos que te ajudam a se destacar no ambiente e como fazer o seu marketing online.

Além disso, vale ressaltar que, ao investir na sua presença digital, você estará se destacando de inúmeros concorrentes, afinal, quantos peritos judiciais você conhece que possuem um site, um blog, um canal no YouTube ou uma página nas redes sociais? Poucos, não é verdade?

Por isso, invista na sua presença digital e aproveite todas as vantagens e benefícios que ela tem a lhe oferecer!

Quais as vantagens de ser um perito judicial?

Em primeiro lugar, a flexibilidade do trabalho. O perito judicial não precisa ter exclusividade com nenhum órgão ou empresa, assim, pode, caso deseje atuar em outras áreas concomitantemente. A atuação na perícia também possui a vantagem de maior tempo para realização da análise e da entrega do laudo.

Uma outra vantagem é o salário. Mesmo que o trabalho seja fixo e o perito receba por cada perícia que faz, o valor que se paga por elas é uma valor alto. A variação se da de acordo com a complexidade, do tempo de experiência do profissional e da extensão do caso, mas é um tipo de trabalho que vale a pena.

Por fim, uma outra vantagem da atuação com perito judicial é a atuação em sua área de formação. Essa vantagem trará cada vez mais, conhecimentos técnicos importantes, que você desenvolverá, não só como perito técnico, mas, se for o caso, em outra profissão que exercer.

Escrito por: Bruno Guerra – Jornalista, Redator e Analista de SEO

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. Avatar photo
  2. Avatar photo