Software de gestão da carteira de seguros: como escolher?

23/08/2023
 / 
01/11/2023
 / 
9 minutos

Quantas apólices sua empresa precisa gerir atualmente? Quantos bens, contratos ou processos judiciais estão segurados hoje? Quanto maior for esse volume, mais complexo torna-se fazer o gerenciamento. É nesse cenário que um software de gestão da carteira de seguros pode ajudar!

Esse tipo de sistema usa a tecnologia para facilitar o acompanhamento dos pontos mais críticos de uma apólice, como prazos e coberturas. Mas, nas empresas tomadoras de seguro, também pode ajudar a gerir outras etapas do processo, como a cotação, a contratação e a assinatura.

Neste artigo, você entenderá de uma vez por todas o que é e o que faz um software de gestão de seguros. Verá, ainda quais critérios considerar, na hora de escolher uma tecnologia desse tipo. Vamos lá?

O que faz um software de gestão da carteira de seguros?

Um software para a gestão da carteira de seguros nada mais é que um sistema digital capaz de facilitar todos os processos envolvidos no ciclo de vida de uma apólice, desde as etapas de cotação e contratação, até a gestão de um eventual sinistro.

Cada vez mais, empresas de todos os tamanhos têm investido em seguros não apenas para danos ao patrimônio, imóveis ou equipamentos. Seguros para processos judiciais ou seguro garantia contratual também ganham espaço nesse mercado.

Nesse cenário, não é raro que uma mesma empresa tenha que gerir seguros na casa das centenas ou milhares. Se, por muito tempo, os softwares de gestão de seguros interessaram apenas às seguradoras, agora eles também atraem as empresas contratantes desse serviço.

Qual as vantagens de usar um software de gestão de seguros?

A vantagem mais óbvia obtida com a adoção de um software para gestão da carteira de seguros é, sem dúvida, a substituição de uma miríade de controles paralelos. Não é incomum que negócios com centenas de apólices vigentes ainda as controlem por meio de uma planilha, por exemplo.

Contudo, os benefícios vão além da unificação ou centralização dos processos. Empresas que adotam softwares para gerir seguros costumam relatar pelo menos outras 3 vantagens. Vejamos quais são elas, e como se manifestam, a seguir.

baixe uma calculadora de seguros gratuita

– Economia de recursos

Parece paradoxal – uma vez que os softwares de seguros são pagos – mas na maior parte das vezes a adoção de um sistema gera uma economia de recursos para as empresas.

Isso decorre da maior assertividade na cotação e contratação das apólices, bem como, no aumento do controle sobre prazos e condições de vigência das apólices. Com mais monitoramento, menos dinheiro é perdido.

A digitalização realizada de forma integral, por meio de um software, também gera economia em aspectos como o uso de papéis e a manutenção de arquivos físicos.

– Mais produtividade para os colaboradores

Bons softwares de gestão da carteira de seguros são capazes não apenas de armazenar as apólices e documentos relacionados. Eles costumam permitir o gerenciamento de todas as tarefas relacionadas, por meio, por exemplo:

– Do disparo automático de atividades a partir de certos prazos ou notificações;

– Da administração de fluxos de trabalho, de revisão e aprovação dos contratos de seguro;

– Do registro do histórico de ações e edições realizadas por cada colaborador da equipe;

Esse gerenciamento por meio do software, que facilita o dia a dia do trabalho dos colaboradores do operacional e aumenta a capacidade de supervisão dos gestores, ao fim e ao cabo, impacta positivamente na produtividade da equipe.

baixe uma calculadora de seguros gratuita

– Segurança de dados

Um dos maiores problemas da gestão descentralizada de seguros é a dificuldade de controlar os procedimentos de coleta, armazenamento e tratamento dos dados.

Quando uma empresa utiliza diferentes plataforma ou planilhas e troca informações sobre seguros por meio de e-mails e chats, cria-se um cenário de desgoverno sobre os dados coletados. Com a vigência de dispositivos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ademais, a governança de dados tornou-se ainda mais importante.

Como escolher um software para gestão da carteira de seguros? 4 pontos a considerar

Se você chegou até aqui, é provável que esteja se perguntando como escolher um software para gerenciar seus seguros. Não há uma resposta certa para essa questão. Entretanto, existem alguns critérios que podem ser levados em conta, na hora de fazer essa escolha.

Há certas funcionalidades ou aptidões que são essenciais em um programa de gestão de apólices ou seguros. Aqui, separamos 5 pontos que você não pode deixar de considerar. Confira.

1. Capacidade de gerir o ciclo completo das apólices

De nada adianta contratar um software para seguros com o intuito de unificar toda a gestão na sua empresa, se você ainda vai precisar manter plataformas alternativas para fazer cotações, ou para assinar suas apólices, por exemplo.

Os melhores sistemas são aqueles que permitem à organização cuidar de todas as etapas em um único local. Por isso, enquanto dica prática, na hora de contratar considere:

1. Listar todas as etapas da gestão do ciclo de vida de uma apólice;

2. Elencar quais dessas etapas são as mais demoradas ou trabalhosas, na sua operação atual;

baixe uma calculadora de seguros gratuita

3. Verificar, junto aos softwares que você está considerando, quais deles atendem ao menos às principais etapas da gestão de seguros.

2. Facilidade na geração de relatórios e exportação de dados

Uma grande revolução provocada pela utilização de softwares de gestão nas empresas foi, sem dúvidas, a possibilidade de um olhar mais data driven. Isto é, uma visão primordialmente baseada em dados, tanto para orientar atividades operacionais quanto para tomar decisões gerenciais.

Esse mesmo princípio se aplica também aos softwares para gestão da carteira de seguros. Por isso, não deixe de checar se:

  • O software escolhido permite a criação e download de relatórios;
  • Há diversidade de formatos para exportação desses relatórios;
  • Há possibilidade de criar painéis para acompanhamento de dados em tempo real no software.

A existência de ferramentas para exportação de dados e visualização de métricas em tempo real já não é um complemento de luxo aos softwares, mas uma necessidade elementar.

3. Possibilidade de automatizar controle de prazos e disparo de tarefas

Se você está considerando substituir planilhas, trocas de e-mail e pastas de armazenamento por uma solução para cuidar dos seguros da sua empresa, não deixe de verificar quais as possibilidades de automação oferecidas por esse tipo de programa.

Na prática, deve ser possível substituir, por exemplo, a verificação diária e manual de prazos de vencimento de apólices, pelo recebimento automático de um e-mail ou notificação, quando essa data limite estiver próxima.

4. Praticidade para integrar-se com outros softwares

Não importa quantas centenas de seguros estejam ativos na sua empresa, é evidente que outros softwares precisarão ser utilizados, para abarcar áreas específicas – como a produção, o RH ou o financeiro.

Por isso, a plataforma onde você vai gerenciar seus seguros precisa ser capaz de se conectar com esses outros softwares – seja por meio de APIs, ou outras formas de integração.

baixe uma calculadora de seguros gratuita

No caso de empresas que contrataram um grande volume de seguros, essa integração se mostra ainda mais essencial no momento de gerir os sinistros. Buscar e catalogar evidências, acionar as seguradoras, recuperar documentos: tudo isso ficará mais simples e rápido, se o seu software de gestão de seguros estiver conectado com as outras tecnologias usadas na sua empresa.

5. Relação custo x benefício do software de gestão de seguros

O quinto e último ponto a considerar, na hora de contratar um software para gestão da carteira de seguros, é a relação entre o custo dessa ferramenta e os benefícios advindos dela.

Existem, no mercado brasileiros, dezenas de opções de sistemas disponíveis. Alguns deles, são especializados em seguradoras, ou corretoras. Outros, abarcam também a gestão de seguros por parte das empresas contratantes ou “tomadoras” de seguros.

Mais uma vez, pode ser útil colocar lado a lado o custo de cada uma dessas ferramentas e uma lista de etapas do ciclo de vida das apólices. Assim, você conseguirá avaliar mais claramente quais fases estão cobertas e correlacionar os benefícios entregues com o valor financeiro da plataforma.

Conheça o Projuris Seguros

O Projuris Seguros é a ferramenta ideal para negócios que precisam contratar e gerir dezenas de seguros todos os meses. Com o software, você:

  • Faz cotações nos maiores players do mercado, em poucos cliques e em uma única tela;
  • Contrata o seguro online, assinando digitalmente sua apólice;
  • Armazena automaticamente todos seus contratos e apólices em um único banco, seguro, acessível e com mecanismos de busca e fitros avançados;
  • Dispara atividades automaticamente atividades, a partir de notificações de prazo ou sinistro;
  • Gerencia todas as etapas de comunicação, comprovação do sinistro e pagamento;
  • Exporta e aproveita dezenas de relatórios nativos ou personalizáveis.

Agende uma demonstração rápida para ver como o Projuris Seguros funciona.

Perguntas frequentes

O que é um software para a gestão da carteira de seguros?

Um software para seguros é um programa ou aplicação de computador, que permite à qualquer empresa – seguradora ou contratante – gerir e operacionalizar as diferentes etapas do ciclo de vida de uma apólice. Isto inclui, por exemplo, a cotação, contratação, assinatura, guarda de documentos e gestão dos sinistros.

Como fazer a gestão de seguros?

para fazer a gestão de seus seguros, é fundamental se atentar a dois pontos críticos: prazos e coberturas. O monitoramento deve estar enfocado nesses pontos, quando se tratam de apólices ativas. Por outro lado, é preciso também cobrir as demais etapas do ciclo de vida de um seguro, como a cotação, e a gestão de eventuais sinistros.

agende uma demonstracao do Projuris Empresas software juridico

Conclusão

Como você viu, softwares de gestão da carteira de seguros tem o potencial de impactar positivamente a operação de empresas que precisam gerir um volume considerável de apólices de seguro. Contudo, para que esse gerenciamento seja realmente efetivo, é fundamental escolher a plataforma. Esperamos que as dicas reunidas aqui colaborem nessa escolha. Até a próxima!

Você também pode se interessar por:

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário