Escritórios x Empresas: como trabalham os advogados

Tradicionalmente advogados são profissionais liberais que detém um título de bacharel em direito e são autorizados pelas instituições competentes para representarem pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele. Com as mudanças do mercado e o surgimento de novas demandas dentro da área jurídica, hoje o advogado também assume o papel de administrador, utilizando o direito não apenas como finalidade, mas também como um meio. Essa é a realidade da maioria dos profissionais que atua dentro dos departamentos jurídicos de empresas, por exemplo, e exerce o papel de gestor de riscos e oportunidades, considerando as limitações existentes no ordenamento jurídico.

O exercício da advocacia pode se dar de diversas formas, considerando o local e as atividades do profissional. Neste sentido, a escolha de ferramentas para auxiliar no dia a dia do advogado é essencial para prestar um serviço eficiente e com qualidade. Pensando nisso que a ProJuris desenvolveu softwares jurídicos específicos tanto para escritórios, quanto para departamentos jurídicos.

Conheça as ferramentas que tornam mais eficiente o trabalho de advogados

O advogado no escritório

Escritórios jurídicos ainda conservam as atividades mais tradicionais do direito, focando sua atuação na representação de clientes. Quem atua dentro de um escritório, em geral, é demandado por sua especialidade em um determinado ramo do direito, ficando responsável pela condução de processos judiciais e administrativos, além de consultas sobre aspectos diversos da legislação.

Além dessas atividades, o advogado dentro do contexto dos escritórios, tem o papel fundamental para auxiliar clientes no processo de tomada de decisões. A partir dos limites legais, o profissional jurídico auxilia o cliente a seguir por determinados caminhos, considerando o cenário de sua atuação.

Dentro de um escritório, o trabalho é voltado diretamente aos interesses do cliente. Por isso é fundamental construir um bom relacionamento, além de buscar diligência e eficiência na hora de prestar os serviços.

LEIA TAMBÉM  5 dicas de identidade visual e fortalecimento de marca para escritórios de advocacia

Foi pensando nas especificidades dos escritórios, que a ProJuris desenvolveu o ProJuris ONE permitindo a gestão de processos, armazenamento de documentos através do GED, pesquisa rápida sobre clientes, documentos e processos, além de relatórios gerenciais, time sheet, modulo financeiro e outras facilidades que permitem seu escritório oferecer mais eficácia na hora de prestar serviços e assim fidelizar clientes satisfeitos.

O advogado no departamento jurídico

Dentro de um departamento jurídico, o advogado é responsável pelo gerenciamento e a coordenação de diversas atividades e necessita lidar com diversos tipos de controle interno como a requisição de serviços, gestão de contratos, dados societários, controle de assinaturas, controle de processos judiciais e administrativos, entre outros.

Como precisa estar em diálogo com a própria empresa, o que demanda uma linguagem mais direta e simplificada. Da mesma forma, o gerenciamento das atividades deve se dar dessa maneira: direta e simplificada. Além disso, o profissional deve contar com conhecimentos em administração, contabilidade e marketing, para avaliar de que forma as exigências legais podem impactar a empresa.

A ProJuris desenvolveu uma ferramenta completa para departamentos jurídicos baseada em suas demandas. Através do ProJuris ENTERPRISE, o advogado conta com soluções para o gerenciamento de processos internos, além da gestão de contratos, marcas e patentes, assinaturas, procurações, alvarás e certidões entre outros.

Independente do local de trabalho, o advogado deve sempre contar com a organização de modo a garantir eficiência na prestação de seus serviços. A ProJuris conta com ferramentas específicas que certamente auxiliam o advogado no seu dia a dia garantindo mais produtividade e rendimento ao trabalho.

Comentários 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *