Advogado trabalhando no notebook

Como a tecnologia tem revolucionado a gestão jurídica

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está evoluindo rapidamente e moldando diversos setores. À medida que mais dispositivos e inovações se tornam disponíveis, como oferta de melhorar os negócios de todos os tipos, os setores mais tradicionais também estão percebendo a importância de abraçar a tecnologia e atualizar seu próprio negócio. 

No mundo jurídico não é diferente. Quando se trata de construir um escritório de advocacia de sucesso, é importante adotar mudanças para adaptação constante ao mundo que estamos vivendo. 

O cenário da tecnologia jurídica

Na maioria dos setores, estamos vendo a tecnologia ter um impacto na maneira como os processos de rotina são feitos. No jurídico, a revisão automática de documentos, a busca e o cadastro automático de processos, são realidades que, inclusive, estão tornando o setor muito mais competitivo.

Parte do que está impulsionando a revolução tecnológica no direito é a digitalização da jurisprudência. No ano passado, a Harvard Law School Library anunciou a conclusão do seu Caselaw Access Project (CAP), no qual toda a biblioteca de jurisprudência de Harvard foi digitalizada, digitalizando 334 anos de história jurídica.

O projeto CAP torna decisões estaduais e federais facilmente acessíveis a advogados em todo o país. Confira o artigo: como a tecnologia jurídica é realidade nos Estados Unidos. 

No Brasil, o caminho tem sido o mesmo. Apesar do setor jurídico manter um perfil conservador no que diz respeito à novidades que impactam o movimento no ramo, o mundo da advocacia tem cada vez mais demanda, e mais clientes exigentes.

A verdade é que os advogados também precisam ceder não só para seu bem próprio, mas para facilitar o processo ao seu cliente. Além do mais, o fato de que  profissionais jurídico tem baixa tolerância à falhas, e o esquecimento de um prazo pode colocar todo o processo a perder, é um fator crucial para entregar o trabalho ao processo tecnológico e seguro. 

Como a tecnologia tem ajudado os serviços jurídicos a serem executados com mais eficiência

Por que isso é importante? Não se trata apenas de economizar tempo e trabalho de um advogado, mas também fornecer ferramentas incrivelmente poderosas para aumentar sua eficiência e valor para os clientes. 

Além de aumentar a produtividade dos profissionais que possuem muita demanda, agora podem se concentrar em atividades de maior valor, também diminuindo a possibilidade de erros manuais, já que a maioria dos softwares de gerenciamento são altamente seguros. 

Em resumo, a tecnologia facilita o trabalho dos advogados e melhora a acessibilidade e a qualidade dos serviços jurídicos, reduzindo os custos. Veja de que forma uma gestão tecnológica tem possibilitado ao advogado mais tempo e eficiência.

1) Simplificando as comunicações de advogado / cliente

Qual advogado não recebe WhatsApp, e-mail ou ligação, diariamente, do cliente, perguntando sobre como está o processo ou em que fase está.

A tecnologia jurídica, normalmente permite que o cliente tenha acesso ao seu processo e possa consultá-lo, sem precisar ficar contatando o advogado.

2) Disponibilizando os processos na palma da mão

Ok, agora não estamos falando sobre a famosa pasta e/ou papelada na sua mão. A questão aqui é que a tecnologia também permite, em muitos casos, que você possa consultar os processos via aplicativo. 

Você consegue ter todas as informações sobre ele, e até anexar documentos de audiência, se for necessário. Menos risco de perder papel por aí, e mais facilidade. Disponibilizando informação para além da tela do computador.

3) Facilitando o controle de prazo

O software ideal é o que também alerta o advogado sobre novas publicações, intimações e andamentos dos processos, mitigando a perda de prazo/revelia.

Uma calculadora de prazos executa muito bem a função, considerando todas as informações que o profissional precisa, desde feriados à portarias.

Obviamente, esses são só alguns dos itens que a tecnologia trouxe ao mercado jurídico. Novos softwares, plataformas e sistemas de comunicação estão transformando a profissão de advogado. Muitos escritórios de advocacia estão adotando a transformação digital. 

No entanto, fazer essa transformação requer o uso da tecnologia correta. A parceria com o provedor de tecnologia ideal dará à sua organização acesso às ferramentas necessárias.

Autor: Tiago Fachini

Siga o Tiago Fachini:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *