Vale a pena comprar? Iphone

ProJuris Dicas 1 Comment

Em nosso último post da série, verificamos se vale a pena advogados comprarem um Kindle e expomos vantagens e desvantagens do dispositivo da Amazon no dia a dia do profissional jurídico. A conclusão é você quem toma, baseado em nossa explicação e nos comentários complementares de nossos leitores.

Desta vez, resolvemos avaliar o iPhone, smartphone da gigante Apple de Steve Jobs, com uma marca fortíssima e sempre associada à qualidade e inovação. Devido a seu grande número de funcionalidades, design e proposta, o aparelho conquistou uma legião de fãs, lotando cadeiras dos eventos de lançamento que acontecem a cada nova versão do iPhone. Mas será que ele pode melhorar o desempenho e agilizar a vida do advogado?

Quais as vantagens?

Vale começar dizendo que comprar um iPhone é entrar em contato com uma experiência nova de usabilidade. Dificilmente você verá alguém o abandonando, porque os produtos Apple, não apenas o iPhone oferecem uma experiência diferenciada de utilização e de manuseio de seus produtos. O design minimalista e moderno, por exemplo, parecem meros adereços estéticos mas impactam muito na agilidade e qualidade de utilização. Para advogados, que precisam acessar o e-mail, baixar imagens, ligar, acessar o WhatsApp, entrar no seu software jurídico, a interface é perfeita e muito intuitiva.

Além da usabilidade, uma das principais características do iPhone é seu arsenal de aplicativos, justamente porque o mercado dos apps começou a se estruturar a partir das tecnologias da Apple. Alguns, inclusive, são exclusivos da marca.

Por ser um sistema fechado (o sistema operacional iOs é exclusivo da Apple, desenvolvido a princípio para o iPhone), o aparelho possui algumas desvantagens, que vamos relatar a seguir, mas também garante uma segurança maior que outros concorrentes. Basta mantê-lo atualizado. Para advogados, isso é muito precioso, porque qualquer vazamento ou vírus poderia apagar provas documentais importantes.

Como foi dito, a experiência do iPhone é diferenciada, e isso se estende também ao atendimento e ao suporte oferecido pela Apple Store. Como o dispositivo ‘tem suas próprias regras’ e especificidades, é preciso de um atendimento especializado caso algum problema ocorra, porque os problemas são específicos do iPhone, então todos os profissionais da área de suporte da Apple são altamente capacitados.

LEIA TAMBÉM  Qual é o melhor software jurídico? Baixe nossa tabela comparativa

E as desvantagens?

Enquanto no Kindle o preço é uma vantagem, aqui entra como desvantagem, mas partindo do ponto de vista comercial em relação aos concorrentes e não do custo-benefício. O iPhone 6, por exemplo, última versão do aparelho está por volta de R$ 2.600,00. Isso porque embutido ao preço está toda a experiência como valor agregado citados anteriormente. Se você, advogado, pensa em comprar um iPhone, é importante pensar no produto a longo prazo, pois é um alto investimento.

Ligar, receber documentos, enviar mensagens no WhatsApp, acessar seu software jurídico e acessar sites, o advogado precisa do seu celular para inúmeras atividades, mas não tantas quantas o sistema oferece. O iPhone e suas mil e uma utilidades muitas vezes distraem mais do que auxiliam no foco e na agilidade dos processos.

Outra crítica se refere à sua bateria, já que o dispositivo é muito dependente do seu carregador. Para advogados que passam o dia todo fora do escritório, é indispensável levar o carregador junto. Em um teste realizado pelo site Olhar Digital, a duração da bateria do iPhone ficou em último lugar, com média de 5 horas e meia de duração.

Voltemos a falar sobre o atendimento. Sem dúvidas o suporte e a assistência técnica da Apple é especializada e de muita qualidade, no entanto, como o aparelho tem seu próprio sistema e dinâmicas, apenas técnicos da Apple conseguem resolver eventuais problemas e geralmente só é possível encontrar uma Apple Store em grandes cidades e capitais.

Comments 1

  1. Otimo.
    E qual Campanha pensam em realizar para tornarem o Iphone mais acessível para Advogados??
    Pensem nisso… uma Parceria onde todos ganhariam… Em dia com a OAB… Em dia com a Tecnologia mais segura para nós advogados.
    Eu só quero um pela ideia.. aproveitem e vamos adiante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *