Gestão jurídica

5 indicadores jurídicos que todo advogado corporativo precisa conhecer

Se ainda não usa, essa é a hora de começar! Por outro lado, se você já acompanha alguns indicadores, que tal ter algumas ideias acerca do que o mercado já tem usado? Separamos 5 indicadores essenciais, para você conhecer.

Você já usa indicadores no seu departamento jurídico?

1. Processos por fase processual 

Esse indicador deve permitir que você visualize quantos processos estão em cada vara, tribunal, tribunal superior ou em execução. Assim, você consegue acompanhar a sua demanda futura também. 

2. Prognóstico de provisão

Serve para estimar os valores relacionados a processos judiciais cuja perda é remota, possível ou provável. Trata-se de um indicador importante também para transparência junto ao Financeiro da empresa. 

3. SLA de atendimento do jurídico

Dá controle sobre  o tempo médio gasto pelo jurídico para atender a uma requisição ou solicitação de outra área, a partir de seu recebimento. É possível segmentar esse indicador por solicitante ou tipo de solicitação, por exemplo.

4. Média de novos contratos por mês

Acompanhar a média de contratos pode ajudar o departamento a entender em quais períodos do ano haverá mais demanda, ou mesmo, acompanhar e comprovar o aumento ou a diminuição das demandas contratuais ao longo do tempo.

5. Contratos a vencer

Visualizar o número de contratos a vencer, em cada mês do ano, dá mais previsibilidade ao jurídico. Assim, você pode se preparar, programar férias de sua equipe, e assim por diante.

Que tal ver outros 14 indicadores jurídicos que toda empresa deveria usar?

Faça o download gratuito, edite e personalize sua apresentação.

E, se precisar de ajuda para apresentar seus indicadores, use nosso modelo de ppt de resultados do jurídico!