Como captar clientes na advocacia e advogado autônomo

Como captar clientes na advocacia?

 

Para captar clientes na advocacia é preciso pensar em ações estratégicas, como criar um website pessoal ou do escritório, cadastrar seu escritório no Google Places, utilizar um software jurídico para gestão, distribuir cartões de visitas e adotar uma estratégia financeira de recorrência.

No decorrer do conteúdo, iremos ampliar cada uma dessas ações, indicando boas práticas para advogados alcançarem e impactarem seus clientes mais assertivamente.

Neste conteúdo você vai encontrar:

1. Tenha um website pessoal ou de seu escritório
2. Cadastre seu escritório no Google Places
3. Utilize um software jurídico para gestão
4. Distribua cartões de visita
5. Adote uma estratégia financeira de recorrência

1. Tenha um website pessoal ou de seu escritório

Pesquisas antes de compra/contato no Brasil

O mercado digital Brasileiro segue as tendências dos Estados Unidos no quesito volume e formato de utilização da internet. Como pode ser visto no gráfico acima, aproximadamente 30% da população brasileira faz pesquisa antes de consultar ou comprar algum produto ou serviço.

Levando em conta que 54% da população do Brasil já possui acesso a internet, este é um número gigante e crescente levando em conta a tendência de uso dos Estados Unidos também presente nos gráficos acima.

Podemos dizer que se você e/ou seu escritório não possuem um site, vocês estão deixando de serem considerados uma opção para 30% da população do Brasil, simplesmente por não aparecerem onde eles estão procurando.

Sabemos que o foco dos profissionais de direto não é tecnologia, muito menos desenvolvimento de sites, portanto recomendamos que você busque um fornecedor especialista no assunto. Podemos sugerir alguns serviços que permitem que qualquer pessoa crie um website gratuitamente independente de conhecimento técnico, como:

  • WIX.com: Empresa especializada em criação de sites com apenas alguns cliques;
  • Blogspot: Plataforma do Google que permite criação de sites “pré-prontos”;
  • WordPress: Plataforma opensource que permite criação de sites “pré-prontos”;
  • LinkedIn: Não quer um site? Faça um perfil no linkedin, uma rede social dedicada ao networking de profissionais de todas as áreas.

2. Cadastre seu escritório no Google Places

Pesquisa por advogados no Google

Você pode não saber, mas o Google (e outros mecanismos de busca) levam em consideração sua localização física e seu histórico de pesquisa para apresentar resultados mais relevantes para você. E como isso pode fazer você conquistar mais clientes?

A partir do momento que pessoas em sua região buscam, por exemplo, por “advogados”, o Google tende a posicionar nas primeiras posições resultados do Google maps e Google places, ou seja, resultados relevantes e que permitem que o usuário encontre mais rapidamente os advogados mais próximos de si.
Apesar de simples poucas pessoas fazem. A solução para você é cadastrar seu escritório no Google Places e aguardar para que seu endereço passe a ser ativado em sua região quando alguém buscar por “escritório de advocacia” no Google. Lembre-se de cadastrar corretamente suas informações, principalmente email e telefone.

Lembre-se de perguntar sempre “como” os novos clientes encontraram seu escritório, desta forma você conseguirá detectar a origem dos contatos e medir a efetividade destas ações de comunicação.

 

3. Utilize um software jurídico para gestão

Sua agenda e suas pastas de processos são seu ativo mais valioso. Deixar de comparecer a algum evento, reunião ou audiência importante assim como perder tempo buscando documentos em uma pasta de processo ou até a chance de perder uma pasta são problemas comuns, porém inaceitáveis para um profissional jurídico respeitável.

A boa notícia é que ambos os problemas podem ser resolvidos facilmente com a adoção de um software jurídico para gestão de processos e agendas, normalmente integrado com seu Outlook, já estabelecidos no mercado e com diversos clientes satisfeitos.

O seu foco enquanto profissional jurídico é encontrar a melhor forma de resolver o problema de seu cliente e não perder tempo com atividades operacionais e repetitivas. Um software jurídico garante agilidade e a integridade de todas as suas informações importantes.

LEIA TAMBÉM  10 características essenciais para escritórios de advocacia inovadores

Recomendamos que você baixe o ProJuris , o melhor software jurídico com mais de 20 anos de experiência na otimização do dia a dia de advogados autônomos e escritórios de advocacia.

“A sensação de ficar sem o ProJuris é como ficar parado em uma residência sem energia elétrica. Hoje pensamos que é impossível operacionalizar nosso escritório sem o sistema.”, Dr. Rodrigo Fernandes Rebouças

4. Distribua cartões de visita

Cartões de visita são uma das formas mais simples e antigas de comunicação da história. Servem para você ser lembrado, não ser esquecido e manter-se presente na memória de potenciais clientes.

Apesar de ser uma dica básica e lógica, diversos advogados e profissionais jurídicos focam-se tanto em suas atividades base que acabam esquecendo de ações de comunicação como a criação e distribuição de cartões de visita.

Esta dica vale não apenas para profissionais de escritórios e advocacia, mas principalmente para os recém formados que anseiam em iniciar sua carreira solo em algum momento futuro. Dados básicos como seu nome, telefone, e-mail, OAB e especialidade desejada impressos em um papel podem gerar diversas oportunidades de negócio, desde que estes “papéis” não fiquem para sempre guardados em sua carteira ou gaveta.

Pergunte às pessoas em momentos oportunos se elas precisam ou conhecem alguém que precisaria de seus serviços jurídicos. Distribua seus cartões e peça recomendações, não há nada de ruim nisso, pelo contrário.

Outra estratégia interessante é sempre citar os tipos de problemas que seus clientes vivenciam (sem citar fatos e dados pessoais, claro), haja visto que diversos potenciais clientes não utilizam seus serviços pelo simples fato de desconhecerem a possibilidade de utilizá-los, afinal quem não é visto, não é lembrado!

5. Adote uma estratégia financeira de recorrência

Muitos advogados e escritórios costumam passar por problemas de fluxo de caixa por dependerem de renda e benefícios atrelados à decisões judiciais. Este tipo de decisão dificilmente possui data definida e se for a única fonte de renda do escritório/advogado, pode acabar por inviabilizar sua atividade.

Neste caso sugerimos que você adote uma estratégia financeira de recorrência, a fim de viabilizar financeiramente sua atividade.

Legal, mas como fazer isso?

  • Faça contratos atrelados a pequenos pagamentos mensais

    Seu cliente quer que você se dedique à causa dele e você precisa receber para continuar exercendo sua atividade de maneira eficiente. Combine com seus clientes, além dos honorários e percentuais pós decisão, pequenos pagamentos mensais pois desta forma você pode fornecer a ele a atenção e dedicação que seu processo precisa e ele poderá, em contrapartida, cobrar e acompanhar melhor seu trabalho.

    O pagamento destas mensalidades permitirá que seu escritório tenha uma renda mínima recorrente todos os meses para saldar as contas básicas, enquanto os valores variáveis de decisões favoráveis vão garantir o crescimento e expansão de seu negócio.

    Ao não depender destes “grandes prováveis pagamentos” você consegue estabilizar suas finanças e planejar o crescimento sustentável de seu negócio.

  • Utilize um software para gestão financeira de seu escritório

    Você precisa ser remunerado por cada hora de trabalho dispendido em função de seus clientes. Você também precisa garantir que todos as mensalidades de seus clientes sejam cobradas e recebidas mensalmente. A saúde financeira de seu negócio depende do cumprimento correto destas duas atividades.

    Como dito anteriormente, seu foco deve sempre estar em encontrar a melhor forma de resolver os problemas de seu cliente, portanto, continuamos recomendando que você utilize um software jurídico para integrar sua agenda e suas atividades diárias (timesheet) com um módulo financeiro que garanta que cada uma de suas atividades seja devidamente cobrada e remunerada.

    O ProJuris é um software jurídico online que vai ajudá-lo com estas e diversas outras atividades. Não deixe de experimentá-lo.

 

 

 

Comentários 16

  1. Faltou a dica mais importante. Ter ao seu lado um corpo de parceiros e colaboradores competentes e comprometidos, do estagiário ao consultor. Ninguém cresce sozinho.

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  7. Acredito que estudar o publico alvo é o mais importante para a prospecção de cliente um ótimo artigo publicado, fonte de estudo e aplicação parabéns a toda a equipe da projuris e que continue postando artigos relevante para sua audiência.

    Sempre gosto do estudo sobre como captar clientes , obrigado pelo conteúdo.

  8. importante essa questão de fatiar os valores de uma causa, uma vez que se terá sempre valores entrando todos os meses para movimentar o escritório, creio que é uma forma de tornar mais ativo o escritório financeiramente

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  10. O artigo apresenta dicas realmente úteis para quem está planejando montar um escritório de advocacia e se iniciar na profissão. Linguagem didática e acessível.

  11. A verdade é uma só. Não basta ser o melhor aluno de direito, ser o primeiro na prova da OAB, entender de leis, ter base financeira formada. Nada disso presta se o profissional da área não ter um bom relacionamento com pessoas
    .
    Você não precisa ser o melhor do que os outros, você precisa ser somente melhor que você e melhor” para ” os outros
    .
    Não adianta nada mostrar para o mundo com essas estratégias digitais, quem você é, o que você faz, sendo que você não consegue nem pegar seu próprio vizinho como cliente
    .
    Acorde para vida, conquiste primeiro quem esta em sua volta, depois o mundo
    .
    Tem coisas na vida que jamais será matéria na faculdade. Duas delas são; AMOR e SABEDORIA, e se não for aplicadas, é como um tesouro no fundo do mar. Não tem valor algum.

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