PROJURIS ADV: Captura de processos do INSS

24/05/2022
 / 
21/03/2024
 / 
8 minutos

Uma área indispensável ao mundo jurídico brasileiro é o Direito Previdenciário. Isso porque, esta área autônoma do Direito Público está presente na mãe de todas as leis do país, a Constituição Federal de 1988. Apesar disso, quando falamos em tecnologia jurídica e áreas do futuro, ou pensamos em soluções inovadoras para a tecnologia jurídica, essa área é, muitas vezes, esquecida. Mas, aqui no PROJURIS ADV isso não aconteceu e é por isso que hoje vim te contar sobre essa nova funcionalidade do sistema: a captura de processos INSS.

Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre Direito previdenciário.

O que é Direito Previdenciário?

Assim como já, limitadamente, explico no parágrafo anterior, o Direito Previdenciário trata-se de uma área autônoma do Direito Público.

Esta área se preocupa com o estudo e a atuação em questões de previdência social e seguridade social.

A atuação principal deste ramo é a regulamentação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que é o órgão responsável pela previdência social pública brasileira.

É neste órgão que se instalaram processos administrativos, portanto, é necessário contar com tecnologias que facilitem a captura de processos INSS.

O advogado ou advogada que atua com Direito previdenciário

Os profissionais que atuam nesta área do Direito precisam manter estudo constante, uma vez que esse ramo faz sempre uma interposição entre passado e presente. Assim, é importante sempre revisitar as regulamentações do passado e casos antigos para defender bem seus clientes.

Além disso, é essencial que o profissional desta área, para além do ramo do Direito público, tenha conhecimento em áreas como o Direito do Trabalho, o Direito empresarial, etc.

Isso porque, o advogado ou advogada que atua com Direito previdenciário é aquele que irá aconselhar seu cliente com base em toda sua vida profissional ou até, com base nas questões relacionadas à tributação de empresas acerca da previdência.

Principais dores no Direito Previdenciário 

Para além disso, algumas dores são comuns a escritórios que atuam com Direito Previdenciário. Vejamos!

 1 – Pouco conhecimento no assunto

Alguns advogados do Direito Previdenciário afirmam que suas faculdades ensinaram muito pouco sobre este tema.

Lembra que no início do texto, antes de anunciar a captura de processos INSS do PROJURIS ADV, eu falei sobre o quanto o Direito Previdenciário é esquecido em alguns aspectos? Aparentemente, não se trata apenas de um esquecimento da parte das empresas de tecnologia. As próprias faculdades não se focam muito no assunto.

Logo, o começo da atuação já é complicada, uma vez que não tem muitas pessoas falando sobre, e poucas com interesse real na área. Ou seja, não se tem tanta troca de experiências e de maneiras de atuação.

2 – Mudanças legislativas constantes e a falta de tempo

O advogado ou a advogada previdenciarista precisa saber sobre as mudanças legislativas, que ocorrem constantemente. Logo, ele precisa de tempo para estudar as atualizações, atender clientes, balancear prazos, acompanhar processos, etc.

Abra sua conta no Projuris ADV

Veja, todas as áreas do Direito passam por essa situação de falta de tempo. Imagine uma que ocorrem constantes alterações devido às decisões políticas que afetam milhares de pessoas?

Assim, é essencial que advogados dessas áreas contem com tecnologias jurídicas que facilitem seu dia a dia, como um software que faz captura de processos INSS, por exemplo.

3 – A perda de prazo

Já foi razoavelmente citado, mas a perda de prazo nessa área – e em qualquer área do Direito – é um verdadeiro terror para os advogados.

Dessa forma, contar com um sistema que auxilie nesse quesito é essencial.

4 – Dificuldade de acesso aos processos

Muitos escritórios tem dificuldades de acessar os processos do INSS porque pelo sistema do próprio INSS tem algumas limitações para as consultas.

Por não existir a funcionalidade de capturar processos INSS no software de gestão, muitos escritórios que tem como foco a atuação previdenciária acabam não adotando a utilização softwares jurídicos.

Abra sua conta no Projuris ADV

É por essa razão, e para facilitar a consulta a esses processos que o PROJURIS ADV criou a funcionalidade de captura de processos INSS.

5 – Organização dos processos

A organização dos processos também é uma questão para advogados que atuam com o previdenciário – e para qualquer outra área jurídica.

Fato é que, hoje, ainda muitos escritórios contam com arquivos físicos para fazer esse acompanhamento processual.

Mas não é de hoje que se sabe que esse tipo de controle não é o mais seguro, nem o mais ecológico e muito menos, o mais moderno.

Assim, contar com sistemas que auxiliem na organização do escritório de advocacia também é indispensável.

Como um software jurídico auxilia na gestão de um escritório de advocacia?

Advogados e advogadas que atuam com previdenciário, como vimos, tem dificuldades similares a de quaisquer outras áreas do Direito. Assim, tanto para escritórios como foco na previdência, quanto para escritórios com outros focos, contar com um software de gestão jurídica é essencial atualmente.

Vou destacar aqui, então, as vantagens de contar com o PROJURIS ADV em seu escritório de advocacia previdenciária.

1 – Captura e acompanhamento de processos

A principal funcionalidade de um software jurídico é, sem dúvidas, o acompanhamento processual. Com o PROJURIS ADV, o próprio sistema faz a captura dos andamentos nos tribunais e também te informa em caso de andamentos processuais.

O sistema também faz a captura do processo em si, e esta pode ser feita individualmente ou em lote, pelo número da OAB. Vale lembrar, também que o sistema faz, inclusive, a captura de processos em segredo de justiça – funcionalidade lançada no final do ano passado.

Você consegue acompanhar a quantidade de processos que o escritório tem assim que logar no sistema. Ademais, ao clicar na aba de processo, você consegue selecionar o processo que deseja e visualizar todos os detalhes deste.

Se você for o gestor/administrador do escritório, consegue ver os processos de todos os advogados e advogadas que fazem parte da sociedade.

Além disso, consegue limitar a visualização dos usuários que não são administradores.

Assim, você controla todos os processos que seu escritório possui.

2 – Captura de intimações

Assim como para os andamentos, você também consegue acompanhar as intimações que seu escritório jurídico receber. Além disso, você pode capturar intimações eletrônicas.

Ademais, o software conta com uma inteligência artificial que te sugere tarefas a partir das informações recebidas, tornando sua produção ainda mais célere.

3 – Área do cliente

No quesito atendimento à cliente, que é uma das dores dos advogados e advogadas previdenciarista, o software também contribui para a comunicação com a área do cliente. Isso porque, conta com este espaço que, a partir de um usuário e senha criado para o seu cliente, ele pode se autoatender e verificar as informações do processo do qual ele é partícipe.

Agora, com a captura de processos INSS, ele não precisa nem entrar no sistema do órgão público, basta entrar no PROJURIS ADV.

Além dessas existem outras inúmeras funcionalidades que fazem o PROJURIS ADV ser o melhor software jurídico do mercado, como, por exemplo:

  1. O peticionamento eletrônico;
  2. Captura de processos em segredo de justiça;
  3. Propositor de documentos;
  4. Módulo financeiro;
  5. Etc.

Captura de processos INSS com o PROJURIS ADV

Agora chegamos à grande novidade do sistema: a captura de processos do INSS no PROJURIS ADV.

Sim. Até este mês o PROJURIS ADV não conseguia fazer esse tipo de captura. No entanto, a funcionalidade já está disponível para todos os clientes e futuros clientes.

Para fazer essa captura é simples:

Primeiro você deverá solicitar a captura com login e senha de acesso do site neste link: https://novorequerimento.inss.gov.br/auth/login?loginwith=gerid.

Ou seja, o site que você já utiliza para consultar os processos administrativos INSS vinculados à sua OAB.

Para fazer essa solicitação, você deverá logar no PROJURIS ADV, entrar na aba de processos, depois selecionar “central de captura processual” e clicar na opção “nova captura”.

Ao clicar neste botão, o sistema abrirá um modal (uma janela de preenchimento), onde você selecionará “Justiça/órgão”.

Captura de processos INSS no SAJ ADV

Neste modal você deverá preencher:

  • Número do processo
  • Justiça: Outros
  • Órgão: pesquise INSS

Em seguida, você deverá marcar a opção “processos em segredo de justiça” e clicar em “nova senha”. Neste campo, você deverá preencher a sua senha INSS.

Captura de processos INSS

Então, você concorda com os termos de uso e salva as informações.

nova captura

Confirme a ciência sobre o número de capturas processuais de seu plano clicando em “Agendar”:

agendar captura

Em até 48 horas o processo será capturado, e seus andamentos exibidos na pasta do processo.

Se tudo estiver certo, seu processo aparecerá na central de captura com o status “processo vinculado”.

Vantagens de utilizar a captura de processos INSS do PROJURIS ADV

Utilizando a captura de processos INSS, você, advogado ou advogada previdenciarista não precisa entrar a todo o momento para acompanhar seus processos. O acesso ao site só será necessário no momento da configuração da primeira captura. Depois disso, você irá acompanhar tudo pelo próprio software de gestão jurídica.

Além disso, com a captura de processos INSS também não é mais necessário entrar no site para verificar os andamentos processuais, uma vez que o próprio sistema já traz essas informações.

Assim, tem-se mais agilidade no dia a dia e você tem mais tempo, tanto para atividades mais intelectuais, quanto para suas atividades pessoais.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as Funcionalidade PROJURISJ ADV? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do PROJURIS ADV em seu email.

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. Avatar photo
    1. Avatar photo