Melhores práticas para aumentar a produtividade de seu escritório de advocacia

Criar um escritório de advocacia é uma tarefa difícil. Porém, conseguir bons resultados para atingir o sucesso profissional é ainda mais complexo. Por isso, é importante saber que há diversos fatores que podem contribuir para o crescimento e reconhecimento do nome do escritório frente ao ramo de atuação. Veja a seguir as melhores práticas para aumentar o desempenho do seu escritório de advocacia.

Melhores práticas pra aumentar a produtividade de seu escritório de advocacia

Relação com o cliente

Antes do processo

A maioria dos escritórios tem um profissional responsável por atender os prováveis clientes. De acordo com o ramo, há uma abordagem ativa ou passiva. Dessa forma, é possível entrar em contato com o cliente ligando e oferecendo o serviço ou apenas esperando ele entrar em contato.

Entretanto, por ser apenas a primeira etapana na relação entre advogados e clientes, nem sempre ela recebe o cuidado necessário. Podemos observar isso através de um breve contato com os escritórios. A maioria conta com profissionais totalmente incapacitados para fazer a intermediação entre o escritório e o cliente.

Logo, é possível verificar que, não por acaso, os melhores escritórios de advocacia optam por treinar e capacitar os responsáveis pelo atendimento ao público.

Durante o processo

Um aspecto imprescindível para o trabalho do advogado é ser profissional nas suas ações. Parece ser óbvio e básico, mas muitos escritórios perdem clientes por demonstrarem amadorismo e irresponsabilidade com o processo. Não é difícil encontrar alguém que reclame que o advogado não está dando a importância merecida ao caso.

Por isso, é importante entender que o cliente deseja acompanhar o processo continuamente. Dessa forma, demonstrar interesse no caso, mesmo com burocracia e lentidão, é essencial. Uma ótima dica é montar um relatório semanal ou mensal sobre o processo. Assim, o cliente se sentirá melhor amparado.

Após o processo

Há diversos escritórios competentes, mas o diferencial dos grandes escritórios está no auxílio pós-processo. Os advogados pensam que após o término do processo e o pagamento dos honorários, está encerrado o relacionamento com o cliente. Esse pensamento está errado, pois o feedback do cliente é essencial para o progresso do escritório.

É fundamental que os advogados entendam que o escritório é uma empresa e que, portanto, o feedback do cliente é essencial para melhorar o serviço prestado. Dessa forma, o cliente irá informar as falhas que existem no atendimento, sugerir modificações, realizar críticas construtivas e elogios. Afinal, o diferencial do escritório de sucesso está nos detalhes que somente os clientes conseguem observar. Logo, as sugestões dos clientes são importantíssimas.

Relação interna

Advogados

Quando os advogados optam por trabalhar em um escritório, é necessário que haja a visão de trabalho em equipe. Algumas atitudes egocêntricas não devem existir em ambientes com vários profissionais igualmente capacitados, trabalhando para um único objetivo: o crescimento do escritório.

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Em alguns escritórios, é possível observar que há advogados que desejam exclusividade em determinado setor ou que trabalham apenas em causas de grandes quantias em dinheiro. No entanto, essa conduta está errada, pois o bem do escritório deve prevalecer. O fato de um advogado ter trabalhado e ajudado o escritório a crescer será um adicional no currículo muito mais importante do que ganhos de causas isoladas.

Funcionários

Os funcionários devem ser receptivos com os clientes. Por mais simples que seja a aparência do cliente, não se deve julgá-lo ou tratá-lo de modo diferente, com preconceito. Acredite, isso acontece em vários escritórios.

Além de ser uma conduta antiética, a perda de clientes é enorme. Afinal, aquela pessoa que não foi recepcionada adequadamente irá procurar a concorrência e fazer propaganda negativa do escritório.

Por isso, é imprescindível treinar os funcionários para recepcionarem todos os clientes da melhor maneira possível. Para o escritório, o cliente é a fonte de renda, pois independente de quem seja, o valor da causa pode ser imenso.

Estagiários

Os estagiários devem ser contratados para realizar serviços de apoio jurídico. Ou seja, apenas servir como secretária ou office boy é menosprezar a capacidade do futuro profissional de Direito. Os grandes escritórios sabem como aproveitar a presença de estagiários. Por exemplo: com o objetivo de dinamizar o tempo, não há necessidade de um advogado receber todos os possíveis clientes. Os estagiários podem prestar o primeiro atendimento, esclarecendo as dúvidas e até mesmo fazendo parte das audiências de conciliação. Dessa forma, somente quando realmente o cliente for contratar o escritório o advogado irá analisar a causa e prosseguir com o processo.

O desempenho do escritório

O mais importante de todos os aspectos do escritório é o seu desempenho. É fundamental que o cliente seja bem tratado, que haja um auxílio antes, durante e após o processo. Dessa forma, o desempenho está ligado à capacidade de acompanhamento dos processos, o acesso aos documentos e o constante contato com o cliente. Os escritórios que tomaram essas medidas são empresas de sucesso, com profissionais renomados.

Pensando nisso, foi criado o ProJuris: um completo software para controle e acompanhamento de processos judiciais e administrativos. Com ele, é possível controlar o andamento processual, desdobramentos, objetos (pedidos), honorários, documentos, garantias, custas e partes. Dessa forma, será possível obter maior produtividade na área de gerenciamento e controle das ações de responsabilidade do escritório.

Quais são as medidas de crescimento adotadas no seu escritório? Que tal um auxílio profissional? Deixe um comentário nos contando sua experiência no ramo!

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