Como fazer um negócio que dure 10 anos

Jouber Ferreira: Como construir um negócio que dura 100 anos?

Assisti, há alguns anos atrás, uma apresentação do TED do estrategista Martin Reeves, que compartilhou estatísticas americanas sobre o desaparecimento de negócios nos Estados Unidos.

Buscamos estas estatísticas no mercado brasileiro e os números apresentados são ainda piores. Considerando a narrativa de Reeves (e aplicabilidade em nosso negócio ProJuris), compartilho as informações para ajudar a responder ao questionamento do título, com experiências que aplicamos no dia-a-dia na ProJuris.

  • De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. (Fonte: IBGE)
  • Negócios que duram mais de 30 anos representam menos de 1% das empresas do Estado de Santa Catarina. (fonte: IBPT)

Biologia e Negócios será que é impraticável esta analogia?

Características do Sistema Imunológico Humano:

  • Redundância: várias cópias dos componentes chaves do processo antes que eles sejam necessários, de forma a criar uma reserva contra situações inesperadas. “Quem tem um, não tem nenhum” é uma expressão usada na ProJuris para destacar esta característica.
  • Diversidade: ter mais de um “componente” para poder lidar com quase qualquer efeito inesperado com abordagens diferentes. Exemplo: pessoas com conteúdo e características que podem atuar prontamente em determinados projetos “fora da curva” ou situações pontuais.
  • Modularidade: sistemas / processos definidos para que quando um sistema/processo falhar outro possa assumir o seu papel, objetivando criar virtualmente um processo a prova de falhas. Exemplos: Faturamento, Help desk, Geração de Leads, etc.
  • Adaptação: esta é a característica mais importante! O negócio deve ter a capacidade de desenvolver soluções para ameaças/oportunidades nunca vistas antes. Exemplo: Atendentes virtuais, Leitura e Geração de peças processuais por máquina, Prognósticos automatizados, etc.
  • Prudência: detectar e reagir a cada mínima ameaça lembrando de situações semelhantes de cada situação anterior. Processo de aprendizagem contínuo em caso de uma mesma situação se repetir.
  • Integração: todas as características anteriores devem fazer parte da cultura do negócio, ou seja, as características devem ser praticadas repetidamente até que sejam naturalmente parte da organização. DNA.

Leia também: 6 dicas para um plano de sucessão familiar para escritórios de advocacia

Longevidade e Resiliência

Empresas americanas duram em média 30 anos, as brasileiras menos de 10 anos. Uma fração do tempo médio de vida humana, mas 6 de cada 10 negócios desaparecem em menos de 5 anos.

Qual é o melhor lugar para buscar um conselho, senão na natureza que está no negócio de vida e morte há muito tempo.

Inovação em seu e-mail

Receba nossos melhores artigos e as dicas que você precisa para tornar seu escritório mais produtivo e eficiente.




 

Jouber Ferreira é Sócio-Fundador da ProJuris Software Jurídico. Escreve à Universidade ProJuris bimestralmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *