Módulo de Distribuição vai revolucionar o departamento jurídico; entenda

O que é exatamente o Módulo de Distribuição, que vai revolucionar o departamento jurídico?

ProJuris Dia a Dia, Funcionalidades 0 Comments

Os profissionais de departamento jurídico estão acostumados a trabalhar com tarefas em massa. Seja no controle de contratos ou na mitigação de riscos de provisionamento, preocupar-se de modo holístico com as atividades é praticamente um pré-requisito para a vaga. Preencher uma planilha do Excel e verificar vencimentos de cada contrato com fornecedores são atividades importantes, mas que só fazem sentido quando agrupadas, tornando-se gestão – seja do contencioso, de contratos, de documentos, etc. E este é o detalhe estratégico que torna um profissional de departamento jurídico indispensável.

Mas para que isto aconteça, tudo demanda muita organização – e tempo – para atualizar diariamente informações acerca de processos e requisições. Uma resposta que algumas organizações estão buscando é tornar os profissionais mais focados no planejamento e decisões e automatizar as atividades rotineiras. Por isso não é surpresa que você esteja (ou em breve estará) ouvindo cada vez mais sobre falar sobre automatizar o trabalho.

Isto seria deixar o trabalho com uma máquina em que não se pode confiar? Pelo contrário. As tarefas passíveis de erro humano, como os cálculos de provisão, por exemplo, é desempenhado com excelência pelos robôs. Utilizar um software, como o ProJuris ENTERPRISE, garante que esses cálculos e a alimentação do sistema e das informações necessárias para o departamento sejam feitas com qualidade enquanto proporciona tempo para a equipe se preocupar com o trabalho decisivo e analítico.

O que é o Módulo de Distribuição?

Melhor ainda quando o sistema, além de manter as informações cem por cento atualizadas, as antecipa. E é isso que promete o Módulo de Distribuições do ProJuris ENTERPRISE, capaz de prever até 30 dias antes quando a empresa será processada. O que ele faz é basicamente localizar o litígio que está tramitando no Tribunal, ainda sem numeração. Parece algo simples, mas quando pensamos no efeito para o departamento e nos colaboradores, encontramos uma verdadeira revolução em eficiência.

  • Maior tempo para tomada de decisão: é possível que, adiantando-se, o departamento consiga preparar uma defesa mais eficaz.
  • Alertas preventivos para o escritório responsável: o escritório envolvido no processo (independente da natureza ou do Estado) receberá o aviso, podendo também se preparar melhor.
  • Criação de compromissos para outros setores: quando o processo envolve alguma área da empresa, é possível automatizar uma solicitação de informações necessárias para um posicionamento referente à demanda. Por exemplo: se a empresa receber um processo trabalhista via Módulo de Distribuição, é possível solicitar documentos ao RH  como um comprovante de aviso prévio ou uma guia de recolhimento do FGTS pelo próprio sistema.
  • Busca pela natureza ou por expressões: na maioria dos casos, o sistema também faz a busca por palavras chaves e natureza, organizando as distribuições no sistema e priorizando urgências.

Alguns sistemas, e este é o caso do ProJuris ENTERPRISE, também conseguem trazer uma solução transversal. Ou seja, que entregam uma gestão automatizada completa ao departamento jurídico. Ainda se tratando do controle de processos, o sistema conta com dois serviços complementares ao Módulo de Distribuição: o Módulo de Publicações e monitoramento de processos, que se preocupam em acompanhar o ciclo de vida dos processos.

A diferença entre eles é sutil, enquanto o Módulo de Publicações disponibiliza para o jurídico todas as decisões publicadas em Diário Oficial de um determinado processo que se resolve acompanhar, o serviço de monitoramento de processos exibe qualquer movimentação, mesmo as não decisivas – que departamentos costumam utilizar quando se trata de um processo de grande importância. Ambos coletam os dados e permitem associar a notificação recebida ou a publicação capturada dentro da pasta correspondente ao processo. Tudo isso de forma automatizada.

Ficou interessado? Então agende uma demonstração exclusiva para sua empresa.

Agendar agora

LEIA TAMBÉM  Software jurídico é seguro? Entenda como a criptografia protege seus dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *