O que um software jurídico pode fazer pela gestão de processos do seu escritório?

Não importa se seu escritório conta com dez processos ou mais de cem, organizá-los da melhor forma é fundamental para evitar desperdício de tempo,  perda de documentos e, por fim, todo tipo de retrabalho do escritório de advocacia. Mesmo para escritórios de advocacia que ainda não possuem um volume que obrigue a organizá-los em um arquivo morto, permitindo que o advogado tenha uma preocupação a menos e uma gestão muito mais completa de seus processos.

Segundo números levantados pelo Censo Jurídico, que ouviu 391 profissionais do Direito, 56% do mercado já está utilizando um software jurídico para organizar sua rotina. O estudo apontou também que o mercado do Direito está a cada dia mais digital. Por exemplo, 78% dos profissionais consultados afirmaram utilizar o Facebook ou o LinkedIn para fins sociais, enquanto 90% afirmaram utilizar o WhatsApp no trabalho.

Neste sentido, com um mercado cada vez mais digital, o advogado pode facilitar sua rotina utilizando um software jurídico para organizar seus processos. O ProJuris ONE, por exemplo, permite não só cadastrar seus processos no sistema, como também possibilita a integração com diferentes módulos, como o financeiro, agenda e timesheet. O software jurídico não é uma gaveta, mas sim um gestor inteligente, garantindo o acompanhamento do ciclo de vida completo de cada demanda.

Entenda como funciona:

Cadastre o processo em seu software jurídico

Ao entrar no Módulo Processos, selecione “Adicionar novo processo”.

Software juridico - modulo processos

O sistema irá lhe direcionar para outra página, onde será possível detalhar as informações referentes ao processo. Nela, você deve incluir o número da pasta, palavras-chave, para ajudar na localização e identificação do processo. Adicione também a natureza do processo, se é judicial, cível, eleitoral, trabalhista, entre outras, e continue siga para as próximas etapas.

Software juridico - modulo processos 2

Adicione os advogados e clientes envolvidos

Ainda na mesma página, você deve indicar quem são os profissionais que estão envolvidos com o caso e cadastrar o cliente em questão. O Módulo Processos é integrado com o Módulo Documentos e o Módulo Pessoas. Assim, ao cadastrar o cliente no processo, as informações documentais registradas no Módulo Pessoas serão importadas e vice-versa.

Restrinja o acesso ao processo

É fundamental que seu software jurídico seja um ambiente seguro para o cadastro de processos e documentos. No Módulo Processos é possível escolher para quem você deseja que o seu processo seja visível, tanto por uma questão de segurança, quanto por uma questão de organização, para que a equipe de advogados dedicada a causas trabalhistas não tenham a interface do sistema poluída por processos da equipe cível.

Após a distribuição, acompanhe as atualizações do processo

Ainda na página de cadastro do processo, o software permite informar se o caso já foi ou não distribuído judicialmente.

Caso a distribuição ainda não tenha sido feita, basta ignorar estes campos. No entanto, caso o processo já tenha sido distribuído, você pode acompanhar todas suas atualizações diretamente no seu software jurídico com o serviço de monitoramento de processo ProJuris.

O monitoramento de processos é uma ferramenta integrada com o sistema. Sua funcionalidade principal é capturar todas as atualizações dos processos diretamente dos sites dos tribunais. Ou seja, não é preciso buscar pelas atualizações dos processos acessando os sites dos tribunais um por um. O ProJuris faz isso periódica e automaticamente.

Deu para ter uma noção de como um software jurídico focado na gestão de processos pode facilitar o dia a dia do seu escritório? Então experimente gratuitamente!

LEIA TAMBÉM  Gestão de metas: o que é OKR e como aplicar no escritório de advocacia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *