Advogado experiente - software jurídico

Sou advogado há mais de 20 anos: um software jurídico faz sentido para mim?

Atendimento ao cliente, estudo de casos, redação de peças, idas ao fórum, audiências e cobranças. As atividades, por si só, pouco mudaram desde então. Enquanto algumas profissões se modificaram por completo, e outras extinguiram-se, os afazeres em um escritório de advocacia permanecem muito próximos do que eram há 20 anos.

Parte deste fenômeno se deve ao fato de que a atividade jurídica depende muito do rito processual e do judiciário. Estruturas que sofreram poucas mudanças desde então. A boa notícia é que mesmo estas estruturas estão passando por mudanças significativas, abrindo espaço para a inovação em meio à tradição.

Hoje, 100% da Justiça Trabalhista brasileira é eletrônica. A Justiça Federal está muito próxima disso. E embora os tribunais estaduais ainda estejam longe disso (algumas praças mais avançadas neste processo, outras menos), a tendência é clara: o futuro da justiça é eletrônico e inteligente.

No entanto, mais do que se preparar para um futuro digital que vem a galope, é preciso tornar sua rotina o mais eficiente possível, para manter seu escritório competitivo no mercado e seus clientes satisfeitos com seus serviços advocatícios.

Confira alguns benefícios de adotar um software jurídico, na opinião de advogados:

Neste conteúdo você vai encontrar:

Maior dedicação a clientes
Profissionalismo
Processos menos manuais e mais inteligentes
Seu escritório lhe acompanha, onde você precisar dele
Facilidade no uso
A importância de um software jurídico, segundo advogados

Maior dedicação a clientes

O grande ativo do seu escritório é sua base de clientes. Comunicação e prestação de contas com sua base de clientes atuais, prospecção de potenciais clientes, atendimento a pessoas interessadas em seus serviços.Você tem se dedicado como gostaria aos seus clientes?

Com um software jurídico, o advogado consegue automatizar boa parte de suas atividades operacionais, e dedicar mais tempo e carinho aos seus clientes.

Sócio do Trindade & Bizerra Advogados Associados, Dr. Wellington Trindade garante que um software jurídico permite uma comunicação full-time com seus clientes. “Alguns clientes inclusive têm pleno acesso ao sistema, podendo, consultar o nosso trabalho em tempo real”, afirma.

Permitir ao cliente uma visão em tempo real dos seus processos garante uma transparência que resulta em confiança. Além disso, reduz o volume de perguntas e dúvidas que o advogado recebe em seu e-mail, WhatsApp e telefone.

Continua após o formulário ⬇️

Inovação em seu e-mail

Receba nossos melhores artigos e as dicas que você precisa para tornar seu escritório mais produtivo e eficiente.




Profissionalismo

Como você apresenta informações de processos ao seu cliente? E mais, quanto tempo você perde para emitir um relatório?

Para o Dr. Antonio Artêncio Filho, advogado com mais de 20 anos de advocacia, e sócio do Lancia e Artêncio Advogados Associados, sem um software jurídico não seria possível gerar relatórios satisfatórios aos clientes.

“Antes do ProJuris, as informações eram organizadas em planilhas e enviadas aos clientes, numa aparência sem muito profissionalismo. Ao adotar o software, encontrei a certeza de uma apresentação das informações mais profissional e bonita.”

Para além dos benefícios na apresentação dos relatórios, o escritório também ganha em produtividade.

“Gastávamos muito tempo com a emissão de relatórios para nossos clientes. Hoje conseguimos montar um relatório ao ‘gosto’ do cliente em menos de 10 minutos, com o andamento atualizado dos processos que conduzimos.”, afirma o Dr. Wellington Trindade.

Processos menos manuais e mais inteligentes

Um dos maiores benefícios de um software jurídico é permitir consolidar as principais informações do escritório em uma única ferramenta. Com um software jurídico, o escritório consegue eliminar ferramentas secundárias.

O Excel, por exemplo, pode ser utilizado com alguns fins específicos, mas é importante que ele não seja o coração do seu negócio. Manter suas informações em planilhas significa sujeitar-se ao risco de perdê-las ou de duplicação, ou seja, cada advogado mantém sua documentação em modelos e dispositivos diferentes.

O advogado Miguel de Oliveira Paul, sócio do Paul, Gouveia & Horta Advogados Associados, conta que, com um software jurídico, seu escritório conseguiu centralizar suas informações de forma inteligente e eficaz.

“O ProJuris foi fundamental para acabar com a necessidade de alimentação de inúmeras planilhas em Excel, relatórios físicos e agenda de papel”, diz.

Leia também: Como um software jurídico previne a perda de prazos

Seu escritório lhe acompanha, onde você precisar dele

Segundo levantamento interno, 84% dos clientes do software jurídico ProJuris viajam regularmente, a lazer ou a trabalho.

Em meio a uma viagem, esperando um voo, ou mesmo quando estiver na rua, é fundamental que você tenha acesso às informações de seu escritório em tempo real. Um software jurídico permite que você leve seu escritório no bolso, se tornando independente da estrutura física.

Para a Drª. Florence Aleixo Monteiro, sócia do escritório Aleixo Monteiro Advocacia, um aplicativo para consultar as informações de seu escritório é imprescindível.

“Como viajo muito, tenho acesso a todos os dados de qualquer lugar, a qualquer hora. Só preciso ter internet comigo. Portanto, facilitou demais o meu trabalho”, afirma.

Aplicativo ProJuris para Android

Aplicativo ProJuris para iPhone

Facilidade no uso

Em geral, a adaptação a um software jurídico é tranquila e rápida. Caso você tenha testado um software para o seu escritório e achou complicado, a sugestão é buscar um sistema diferente.

Para os clientes ProJuris, a adaptação costuma ser tranquila e rápida:

“Mesmo para aqueles não adaptados às rotinas de sistemas de controle, a adaptação ao software foi quase que imediata“, conta o Dr. Bruno Milano Centa, sócio do Fabrício de Mello & Milano Advogados Associados. “Desde a contratação, o ProJuris nos auxilia por meio de uma interface descomplicada e 100% online”.

“A adaptação foi muito tranquila, pois o sistema é bastante intuitivo. Na verdade, os novos colaboradores precisam ficar mais atentos à rotina que o ProJuris nos possibilitou criar, do que ao sistema em si, que não tem muito mistério. Qualquer pessoa com um conhecimento razoável de informática consegue se adaptar bem”, afirma Miguel de Oliveira Paul, sócio do Paul, Gouveia & Horta Advogados Associados.

Leia também: Software jurídico é seguro? Entenda como a criptografia protege seus dados

A importância de um software jurídico, segundo advogados:

“Diria que, atualmente, o uso de tecnologias para o controle interno de um escritório é questão de sobrevivência. A advocacia, de uma forma geral, não pode ficar alheia aos novos tempos, tempos estes em que o dinamismo se tornou uma das principais características da relação entre os escritórios e seus clientes. Nesse sentido, sem uma ferramenta organizacional interativa e eficaz, como o ProJuris, é extremamente difícil que um escritório consiga atender, de forma plena, os anseios de seus clientes.”

Dr. Miguel de Oliveira Paul –  Paul, Gouveia & Horta Advogados Associados.

 

“Na realidade de um escritório, que lida com os mais diversos prazos diariamente, uma equipe não pode abrir mão de todo o tempo que é ‘desperdiçado’ simplesmente por questões de organização. Assim, ao facilitar o controle processual, o escritório/empresa consegue dispor do seu tempo de trabalho com mais eficiência, potencializando seu trabalho.”

Drª Stephanie Holanda – Holanda Perícias

 

“Acho extremamente necessária a utilização de um software jurídico para o gerenciamento de um negócio. Para nós, advogados, que lidamos diretamente com clientes, prazos, processos, financeiro (principalmente para nós donos de escritórios de pequeno porte, que fazemos a gestão completa do escritório), ele é essencial. É uma forma de garantir que todos os processos de negócio existentes dentro de um escritório funcionem perfeitamente após a demanda do cliente, até chegar no produto final esperado pelo cliente. É uma ferramenta essencial.”

Drª. Florence Aleixo Monteiro – Aleixo Monteiro Advocacia


Experimentar grátis por 7 dias

 

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *