Homem mexendo em cartão de crédito e celular

Varejo digital: tecnologias e vantagens

O varejo digital é uma vertente de negócios que está em expansão e precisa ser levada em conta pelas empresas do ramo.

Com um enorme potencial de crescimento para os próximos anos, é primordial que o mercado varejista esteja preparado para atender as demandas – e conte com a tecnologia para isso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para o seu varejo digital, as tecnologias que podem auxiliá-lo e quais as vantagens que sua empresa terá ao utilizá-las. Confira!

O que é o varejo digital?

O varejo digital diz respeito à adaptação das empresas varejistas para o mundo digital, sem necessariamente envolver a extinção do ambiente físico. 

Nesse contexto, o Varejo 4.0 utiliza diferentes tecnologias com a finalidade de manter o seu negócio ativo e em movimento, alcançando os consumidores de forma online, facilitando todo o processo da jornada de compra.

Vale destacar que o varejo digital também engloba tecnologias que otimizem o trabalho dos seus diferentes departamentos, trazendo mais automatização, agilidade e segurança. 

Independente do aspecto analisado, o mercado varejista online está em expansão e, por conta da sua alta procura por parte dos consumidores, ele pode indicar contribuir para a sobrevivência de inúmeros negócios.

Quais tecnologias são utilizadas no varejo digital?

Com a migração de boa parte do varejo para o mundo digital, é evidente que novas tecnologias surgem e outras tornam-se populares, a fim de que seja possível tornar o negócio viável no online também.

Nesse sentido, destacamos algumas tecnologias que têm contribuído para o desenvolvimento do varejo digital. Confira!

Plataformas de e-commerce

Ter a sua própria plataforma de e-commerce é um passo essencial para qualquer empresa no varejo digital.

Com seu próprio site e vitrines online, é possível que os consumidores acessem seus produtos a qualquer hora, de qualquer lugar, facilitando o processo de compra.

Além disso, é comum que sejam disponibilizadas diferentes formas de pagamento, desde cartões de crédito e débito até boleto bancário e PIX.

Diante das peculiaridades das plataformas de e-commerce, é possível ainda gerenciar os cadastros dos clientes que compram online, compilando dados, estatísticas e identificando padrões de comportamento, com o objetivo de melhorar ainda mais o relacionamento com o cliente.

Heatmapping

Traduzida como “mapa de calor”, essa tecnologia tem por finalidade identificar os pontos de um site ou e-commerce que mais chamam a atenção do usuário e, consequentemente, os fazem passar o cursor do mouse sobre tais regiões da tela.

Além disso, esse sistema também capta quais partes da loja virtual o cliente mais acessa ou mais clica e passa o cursor sobre, identificando quanto tempo ele passa em cada página e qual o percurso mais realizado por ele antes de finalizar uma compra.

Esses dados são extremamente importantes, uma vez que possibilitam otimizar as páginas, os produtos e a forma como são dispostos online, além de poder facilitar e/ou encurtar os caminhos dentro do e-commerce, a fim de melhorar a experiência do consumidor e torná-la ainda mais rápida.

Diante disso, é interessante que as empresas varejistas façam uso do heatmapping para ter resultados ainda melhores no digital.

Programas de delivery

Os programas de delivery podem ser criados para a própria empresa, seja para atender compras realizadas por site/e-commerce ou aplicativos, ou o negócio pode se vincular a uma plataforma que já exista no mercado, como as conhecidas Ifood, Rappi e Uber Eats.

Utilizar esses sistemas que facilitam e agilizam a entrega dos produtos adquiridos online pelos usuários é algo que contribui para criar uma boa experiência de compra e, certamente, de recompra, pois os consumidores saberão que, em pouco tempo após adquiri-los, terão os itens entregues em sua residência.

É evidente que, ao realizar uma compra online, o momento de maior expectativa ao consumidor é a entrega, uma vez que ele quer ter logo o produto em mãos e utilizá-lo. Assim, os programas de delivery auxiliam no cumprimento dessas expectativas, além de fornecer dados em tempo real para o setor de logística e entregas da empresa.

Cloud Computing

Com a utilização da computação em nuvem, todos os dados online da empresa varejista ficam armazenados em um ambiente virtual e seguro.

O objetivo da nuvem é garantir a disponibilidade, confiabilidade e integridade das informações dispostas nos sites, redes internas e demais plataformas utilizadas.

Por meio dela, garante-se o acesso ao histórico de funcionamento do ecommerce e de todos os dados coletados e transacionados na loja online, de forma segura e rápida, sem que seja necessário.

Softwares de gestão

Tornar o dia a dia de trabalho mais ágil e produtivo é um dos principais objetivos de qualquer tecnologia existente no mercado.

Diante disso, existem diferentes opções que buscam facilitar a rotina dos departamentos, inclusive para as empresas varejistas.

Atualmente, encontramos softwares de gestão jurídica, de gestão de contratos e documentos, de gestão fiscal, administrativa, contábil, com integração a diferentes setores (os conhecidos ERPs), e cada um deles com objetivos e funções específicas, conforme a finalidade para a qual foram criados.

Para melhor compreender as vantagens de utilizar tecnologias de gestão para os departamentos do varejo online, fique atento ao tópico seguinte!

Kit de 11 Modelos de Contratos

Baixe agora este kit gratuito com 11 modelos de contratos e ainda leve um bônus.

BAIXAR KIT AGORA

Vantagens das tecnologias de gestão no varejo digital

Ao buscar uma tecnologia de gestão, é evidente que as empresas almejam alcançar benefícios com ela, sejam eles relacionados à rotina, à produtividade, aos resultados ou às finanças.

Diante disso, abordaremos as principais vantagens que você pode alcançar com a nossa plataforma Projuris Empresas. Veja só:

Menos burocracia nos contratos e documentos 

Todas as etapas do ciclo de vida de um contrato podem ser realizadas dentro da plataforma, desde a negociação até a assinatura e acompanhamento da execução.

Com o Projuris Empresas, é possível utilizar diferentes tipos de assinaturas (eletrônicas, digitais ou híbridas) nos contratos e documentos, as quais possuem a mesma validade e segurança jurídica como aquelas firmadas em cartório.

Como se sabe, o varejo lida, diariamente, com contratos de fornecedores, prestadores de serviço, distribuidores, entre outros, e gerenciá-los de uma forma eficaz, rápida e sem burocracia é um ponto que deve ser considerado na hora de escolher a sua tecnologia de gestão.

Redução de custos 

O varejo, seja ele online ou físico, lida com diferentes documentos todos os dias. Para criá-los de forma assertiva e sem perder tempo, é essencial contar com uma tecnologia que permita armazenar minutas e modelos-padrão e acessá-los de forma rápida, bem como arquivar todos os negócios já firmados pela empresa.

E isso pode ser feito dentro do Projuris Empresas, sem necessidade de manter arquivos físicos para cada negócio. Além disso, garante-se que as versões utilizadas nos documentos sejam sempre as mais recentes e atualizadas de acordo com as legislações vigentes, revisadas pelo jurídico, trazendo maior segurança para a empresa.

Com essa gestão digital de documentos, diminuem-se gastos com aluguel, manutenção de espaço, contas de luz e, claro, com papelada.

Automatização de tarefas

Automatizar tarefas de cunho legal, contencioso e consultivo, é possível com o Projuris Empresas.

Dentro da plataforma, você terá monitoramento de processos, intimações e publicações; controle de agenda, compromissos e audiências; minutas-padrão para novos contratos e documentos; acesso a dados e relatórios de forma prática e rápida; além de dashboards com estatísticas sobre os integrantes e a tarefa de todos utilizam o Projuris.

Desta forma, é evidente que, junto à automatização de tarefas, o varejo também alcança outros benefícios: o aumento de produtividade e o foco em atividades que demandam maior atenção e cautela por parte dos profissionais.

Gestão contenciosa e consultiva em um só lugar

O Projuris Empresas não lida apenas com a gestão de contratos e digitalização de documentos; ele lida, também, com toda a gestão processual da organização.

Assim sendo, é possível controlar todos os processos judiciais, bem como aqueles vinculados ao Procon, dentro da mesma plataforma, contribuindo para uma gestão centralizada do contencioso e do consultivo da empresa.

Integração com ERPs e outros departamentos

Uma das maiores preocupações do Projuris Empresas é com a legalidade e a conformidade das atividades da empresa. Mas nós sabemos que existem outros setores e outras atribuições dentro das organizações, que demandam de tecnologias mais específicas.

E por isso que nossa plataforma se integra com os ERPs que existem no mercado, buscando interagir com outras tecnologias e, claro, facilitar a comunicação entre departamentos.

Por meio dessa integração, outros setores podem solicitar requisições e demandas de cunho legal ao Projuris Empresas, através de workflows com etapas, responsáveis e prazos pré-definidos para cumprimento. E o mesmo pode ser acompanhado, também, por pessoas de fora da organização, mas que tenham algum tipo de relacionamento com ela, como é o que ocorre nas formalizações e assinaturas de contratos.

Preocupação com a privacidade e a proteção de dados

Todos os contratos formalizados entre as empresas varejistas e terceiros contêm informações pessoais. O mesmo acontece com os processos judiciais ou administrativos perante o Procon. 

São vários dados sigilosos que passam pelos setores jurídicos e de contratos e que, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, precisam ser tratados e armazenados.

Pensando nisso, o Projuris Empresas se preocupa com as formas de acesso, com quem pode acessá-lo e quais atividades cada profissional poderá visualizar, a fim de trazer segurança aos envolvidos e evitar vazamentos indevidos.

Para conhecer outras vantagens que a plataforma Projuris Empresas pode trazer para a sua empresa de varejo, seja ela digital, física ou híbrida, entre em contato conosco abaixo!

Experimente o Projuris EMPRESAS

Tecnologia para a gestão do compliance jurídico de demandas como contratos, atos societários, contencioso e diversos outros temas corporativos.

SOLICITE UMA DEMO

Conclusão

Diante do exposto, nota-se que a tecnologia faz parte da transformação digital do varejo. E, por conta dela, é possível alcançar inúmeras vantagens, desde a melhoria da experiência do consumidor até o aumento de produtividade de funcionários, a redução de gastos e o melhor controle de informações.

Assim sendo, as empresas varejistas devem levar em consideração quais tecnologias querem ter como aliadas para tomar seu espaço no mercado – lembrando que o Projuris está aqui para auxiliar você ao longo do percurso.

Autor: Tiago Fachini

Siga o Tiago Fachini:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *