Varejo digital: tecnologias e vantagens

21/07/2021
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25/04/2023
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9 minutos

O varejo digital é uma vertente de negócios que está em expansão e precisa ser levada em conta pelas empresas do ramo.

Com um enorme potencial de crescimento para os próximos anos, é primordial que o mercado varejista esteja preparado para atender as demandas – e conte com a tecnologia para isso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para o seu varejo digital, as tecnologias que podem auxiliá-lo e quais as vantagens que sua empresa terá ao utilizá-las. Confira!

O que é o varejo digital?

O varejo digital diz respeito à adaptação das empresas varejistas para o mundo digital, sem necessariamente envolver a extinção do ambiente físico. 

Nesse contexto, o Varejo 4.0 utiliza diferentes tecnologias com a finalidade de manter o seu negócio ativo e em movimento, alcançando os consumidores de forma online, facilitando todo o processo da jornada de compra.

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Vale destacar que o varejo digital também engloba tecnologias que otimizem o trabalho dos seus diferentes departamentos, trazendo mais automatização, agilidade e segurança. 

Independente do aspecto analisado, o mercado varejista online está em expansão e, por conta da sua alta procura por parte dos consumidores, ele pode indicar contribuir para a sobrevivência de inúmeros negócios.

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Quais tecnologias são utilizadas no varejo digital?

Com a migração de boa parte do varejo para o mundo digital, é evidente que novas tecnologias surgem e outras tornam-se populares, a fim de que seja possível tornar o negócio viável no online também.

Nesse sentido, destacamos algumas tecnologias que têm contribuído para o desenvolvimento do varejo digital. Confira!

Plataformas de e-commerce

Ter a sua própria plataforma de e-commerce é um passo essencial para qualquer empresa no varejo digital.

Com seu próprio site e vitrines online, é possível que os consumidores acessem seus produtos a qualquer hora, de qualquer lugar, facilitando o processo de compra.

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Além disso, é comum que sejam disponibilizadas diferentes formas de pagamento, desde cartões de crédito e débito até boleto bancário e PIX.

Diante das peculiaridades das plataformas de e-commerce, é possível ainda gerenciar os cadastros dos clientes que compram online, compilando dados, estatísticas e identificando padrões de comportamento, com o objetivo de melhorar ainda mais o relacionamento com o cliente.

Heatmapping

Traduzida como “mapa de calor”, essa tecnologia tem por finalidade identificar os pontos de um site ou e-commerce que mais chamam a atenção do usuário e, consequentemente, os fazem passar o cursor do mouse sobre tais regiões da tela.

Além disso, esse sistema também capta quais partes da loja virtual o cliente mais acessa ou mais clica e passa o cursor sobre, identificando quanto tempo ele passa em cada página e qual o percurso mais realizado por ele antes de finalizar uma compra.

Esses dados são extremamente importantes, uma vez que possibilitam otimizar as páginas, os produtos e a forma como são dispostos online, além de poder facilitar e/ou encurtar os caminhos dentro do e-commerce, a fim de melhorar a experiência do consumidor e torná-la ainda mais rápida.

Diante disso, é interessante que as empresas varejistas façam uso do heatmapping para ter resultados ainda melhores no digital.

Programas de delivery

Os programas de delivery podem ser criados para a própria empresa, seja para atender compras realizadas por site/e-commerce ou aplicativos, ou o negócio pode se vincular a uma plataforma que já exista no mercado, como as conhecidas Ifood, Rappi e Uber Eats.

Utilizar esses sistemas que facilitam e agilizam a entrega dos produtos adquiridos online pelos usuários é algo que contribui para criar uma boa experiência de compra e, certamente, de recompra, pois os consumidores saberão que, em pouco tempo após adquiri-los, terão os itens entregues em sua residência.

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É evidente que, ao realizar uma compra online, o momento de maior expectativa ao consumidor é a entrega, uma vez que ele quer ter logo o produto em mãos e utilizá-lo. Assim, os programas de delivery auxiliam no cumprimento dessas expectativas, além de fornecer dados em tempo real para o setor de logística e entregas da empresa.

Cloud Computing

Com a utilização da computação em nuvem, todos os dados online da empresa varejista ficam armazenados em um ambiente virtual e seguro.

O objetivo da nuvem é garantir a disponibilidade, confiabilidade e integridade das informações dispostas nos sites, redes internas e demais plataformas utilizadas.

Por meio dela, garante-se o acesso ao histórico de funcionamento do ecommerce e de todos os dados coletados e transacionados na loja online, de forma segura e rápida, sem que seja necessário.

Softwares de gestão

Tornar o dia a dia de trabalho mais ágil e produtivo é um dos principais objetivos de qualquer tecnologia existente no mercado.

Diante disso, existem diferentes opções que buscam facilitar a rotina dos departamentos, inclusive para as empresas varejistas.

Atualmente, encontramos softwares de gestão jurídica, de gestão de contratos e documentos, de gestão fiscal, administrativa, contábil, com integração a diferentes setores (os conhecidos ERPs), e cada um deles com objetivos e funções específicas, conforme a finalidade para a qual foram criados.

Para melhor compreender as vantagens de utilizar tecnologias de gestão para os departamentos do varejo online, fique atento ao tópico seguinte!

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Vantagens das tecnologias de gestão no varejo digital

Ao buscar uma tecnologia de gestão, é evidente que as empresas almejam alcançar benefícios com ela, sejam eles relacionados à rotina, à produtividade, aos resultados ou às finanças.

Diante disso, abordaremos as principais vantagens que você pode alcançar com a nossa plataforma Projuris Empresas. Veja só:

Menos burocracia nos contratos e documentos 

Todas as etapas do ciclo de vida de um contrato podem ser realizadas dentro da plataforma, desde a negociação até a assinatura e acompanhamento da execução.

Com o Projuris Empresas, é possível utilizar diferentes tipos de assinaturas (eletrônicas, digitais ou híbridas) nos contratos e documentos, as quais possuem a mesma validade e segurança jurídica como aquelas firmadas em cartório.

Como se sabe, o varejo lida, diariamente, com contratos de fornecedores, prestadores de serviço, distribuidores, entre outros, e gerenciá-los de uma forma eficaz, rápida e sem burocracia é um ponto que deve ser considerado na hora de escolher a sua tecnologia de gestão.

Redução de custos 

O varejo, seja ele online ou físico, lida com diferentes documentos todos os dias. Para criá-los de forma assertiva e sem perder tempo, é essencial contar com uma tecnologia que permita armazenar minutas e modelos-padrão e acessá-los de forma rápida, bem como arquivar todos os negócios já firmados pela empresa.

E isso pode ser feito dentro do Projuris Empresas, sem necessidade de manter arquivos físicos para cada negócio. Além disso, garante-se que as versões utilizadas nos documentos sejam sempre as mais recentes e atualizadas de acordo com as legislações vigentes, revisadas pelo jurídico, trazendo maior segurança para a empresa.

Com essa gestão digital de documentos, diminuem-se gastos com aluguel, manutenção de espaço, contas de luz e, claro, com papelada.

Automatização de tarefas

Automatizar tarefas de cunho legal, contencioso e consultivo, é possível com o Projuris Empresas.

Dentro da plataforma, você terá monitoramento de processos, intimações e publicações; controle de agenda, compromissos e audiências; minutas-padrão para novos contratos e documentos; acesso a dados e relatórios de forma prática e rápida; além de dashboards com estatísticas sobre os integrantes e a tarefa de todos utilizam o Projuris.

Desta forma, é evidente que, junto à automatização de tarefas, o varejo também alcança outros benefícios: o aumento de produtividade e o foco em atividades que demandam maior atenção e cautela por parte dos profissionais.

Gestão contenciosa e consultiva em um só lugar

O Projuris Empresas não lida apenas com a gestão de contratos e digitalização de documentos; ele lida, também, com toda a gestão processual da organização.

Assim sendo, é possível controlar todos os processos judiciais, bem como aqueles vinculados ao Procon, dentro da mesma plataforma, contribuindo para uma gestão centralizada do contencioso e do consultivo da empresa.

Veja como funciona a varredura automática de reclamações, com o módulo Procon do Projuris Empresas.

Integração com ERPs e outros departamentos

Uma das maiores preocupações do Projuris Empresas é com a legalidade e a conformidade das atividades da empresa. Mas nós sabemos que existem outros setores e outras atribuições dentro das organizações, que demandam de tecnologias mais específicas.

E por isso que nossa plataforma se integra com os ERPs que existem no mercado, buscando interagir com outras tecnologias e, claro, facilitar a comunicação entre departamentos.

Por meio dessa integração, outros setores podem solicitar requisições e demandas de cunho legal ao Projuris Empresas, através de workflows com etapas, responsáveis e prazos pré-definidos para cumprimento. E o mesmo pode ser acompanhado, também, por pessoas de fora da organização, mas que tenham algum tipo de relacionamento com ela, como é o que ocorre nas formalizações e assinaturas de contratos.

Preocupação com a privacidade e a proteção de dados

Todos os contratos formalizados entre as empresas varejistas e terceiros contêm informações pessoais. O mesmo acontece com os processos judiciais ou administrativos perante o Procon

São vários dados sigilosos que passam pelos setores jurídicos e de contratos e que, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, precisam ser tratados e armazenados.

Pensando nisso, o Projuris Empresas se preocupa com as formas de acesso, com quem pode acessá-lo e quais atividades cada profissional poderá visualizar, a fim de trazer segurança aos envolvidos e evitar vazamentos indevidos.

Para conhecer outras vantagens que a plataforma Projuris Empresas pode trazer para a sua empresa de varejo, seja ela digital, física ou híbrida, entre em contato conosco abaixo!

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Conclusão

Diante do exposto, nota-se que a tecnologia faz parte da transformação digital do varejo. E, por conta dela, é possível alcançar inúmeras vantagens, desde a melhoria da experiência do consumidor até o aumento de produtividade de funcionários, a redução de gastos e o melhor controle de informações.

Assim sendo, as empresas varejistas devem levar em consideração quais tecnologias querem ter como aliadas para tomar seu espaço no mercado – lembrando que o Projuris está aqui para auxiliar você ao longo do percurso.

O autor Tiago Fachini em foto de perfil

Autor: Tiago Fachini

  • Mais de 300 mil ouvidas no JurisCast e Debate Legal
  • Mais de 1.100 artigos publicados no Jurídico de Resultados
  • Especialista em Marketing Jurídico
  • Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente.

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