Vantagens do acompanhamento processual automatizado

15/11/2023
 / 
15/11/2023
 / 
8 minutos

Um problema muito comum a escritórios de advocacia é a celeridade nas atividades, seja em relação à produção de peças, realizações de petições ou andamentos processuais e o controle destes. Por essa razão, muitos escritórios buscam por soluções que agilizem a realização de certas atividades. Uma dessas soluções é o acompanhamento processual automatizado.

Mas você sabe o que é essa tecnologia e qual a vantagem em utilizá-la?

Neste artigo vamos te mostrar tudo isso.

Continue a leitura.

O que é acompanhamento processual automatizado?

O acompanhamento processual automatizado, como o próprio nome já diz, é uma maneira de tornar a atividade, comumente feita de maneira manual, mais rápida utilizando a tecnologia.

Geralmente, é feita por meio de um software jurídico que faz tanto a captura de andamentos, quanto auxilia no acompanhamento destes.

Com ela, os advogados e advogadas conseguem escalar a produção, não perder andamentos e fazer o acompanhamento de maneira mais rápida, uma vez que não há necessidade de entrar em diversos sites para consulta, basta acessar o sistema jurídico.

Mas, para além disso, quais as vantagens de utilizar um acompanhamento processual automatizado? É o que vamos te contar a seguir!

5 vantagens do acompanhamento processual automatizado

Agora, sim, vejamos quais as principais vantagens de contar com uma ferramenta para escritórios de advocacia que auxilie no acompanhamento processual automatizado.

1 – Melhor aproveitamento dos recursos humanos

Algumas atividades feitas manualmente em escritórios de advocacia fazem com que os recursos humanos do escritório sejam mal aproveitados. Veja, o escritório conta com alguém para fazer o acompanhamento manual de processos, essa pessoa precisa despender um tempo bastante grande para entrar nos sistemas dos tribunais – que muitas vezes trava e cai – e pegar, um a um, os processos e andamentos que são do escritório.

Essa atividade, que é diária, não precisaria levar tanto tempo assim, concorda? Seria muito mais útil usar desse capital humano para atividades que exijam maior uso da intelectualidade. Logo, o uso do acompanhamento processual automatizado torna-se uma vantagem, tanto para a economia de tempo, quanto para melhor uso dos recursos humanos.

E ainda sobre isso, comumente a atividade de acompanhamento de andamentos é feita por estagiários, ou seja, pessoas que estão na empresa em busca de aprender mais sobre a prática do direito. Assim, não é um desperdício de tempo para estes também estar apenas acompanhando os andamentos quando podiam estar auxiliando nas estratégias e decisões – ou ao menos acompanhando os advogados mais experientes?

De fato é, usar os estagiários na prática jurídica é, sem dúvidas, mais proveitoso, tanto para eles, quanto para o escritório.

Dessa maneira, contar com um sistema como o Projuris ADV, que faz a captura de processos de maneira rápida, em lote, e até fazendo a busca de processos em segredo de justiça.

acesse uma planilha de honorários e saiba quanto cobrar por seus serviços como advogado

2 – Otimização das atividade e melhoria na comunicação interna

Outra vantagem de contar com um sistema para acompanhamento processual automatizado é que, junto a ele, consegue-se ter maior controle sobre as atividades e melhorar a comunicação interna.

Isso porque, com a automatização dos andamentos processuais, você já consegue fazer a delegação de tarefas. Além disso, com um sistema como o Projuris ADV, por exemplo, você consegue deixar comentários nos andamentos de maneira que as informações sobre o processo estejam todas em um único lugar. Assim, todos os envolvidos podem consultar o que precisam no próprio sistema.

No caso do Projuris ADV ainda é possível tornar ainda mais rápida a execução das atividades usando a sugestão de tarefas da Inteligência Artificial e o ChatGPT para a produção de peças processuais.

3 – Melhor uso de recursos financeiros

As finanças são sempre um empecilho para a contratação de sistemas de gestão. Acontece que, quando você precisa fazer certas atividades de forma manual, não necessariamente você está economizando.

Veja bem, uma pessoa fazendo o acompanhamento processual demora cerca de 5 horas, certo? Já falamos aqui que, essas 5 horas poderiam estar sendo melhor aproveitadas em outras atividades, mais intelectuais.

O que não falamos é que, por conta deste período usado para o acompanhamento processual ser “desperdiçado”, é necessária a contratação de mais pessoas. O valor de salários é, possivelmente, maior que o valor de um sistema de gestão jurídica. Logo, você está investindo mais em capital humano.

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Aí é que vem o ponto. Além do gasto com mais pessoas ser maior, o que estas estão retornando de seu investimento se passam mais da metade do dia fazendo um trabalho que poderia ser feito de forma automática?

Concorda que seria muito mais rentável alocá-las, por exemplo, para fazer atendimentos, auxiliar em teses e outras atividades que exigem um ser humano?

Assim, contar com um sistema de acompanhamento processual automatizado é uma solução para aumentar o seu Retorno sobre Investimento (ROI).

4 – Diminuição do risco de erro

A facilidade com que um ser humano pode errar ao fazer o acompanhamento processual manualmente é gigante. Por essa razão, um sistema de acompanhamento processual automatizado pode reduzir esses erros drasticamente.

Isso porque, as informações necessárias saem diretamente dos tribunais – elas são importadas – logo, não há necessidade, por exemplo, de fazer a digitação das informações.

Ademais, a agilidade com que fazem as capturas das informações, por exemplo, também auxiliam na economia de tempo, e consequente, crescimento na advocacia.

Conheça as vantagens do acompanhamento processual automatizado e outras funcionalidades do Projuris ADV

Falamos em todos esses tópicos um pouco sobre o Projuris ADV e algumas de suas funcionalidades. Mas você conhece esse sistema e como ele auxilia no acompanhamento processual automatizado?

É o que vamos destrinchar agora.

O Projuris ADV é um software desenvolvido especialmente para auxiliar na gestão de escritórios de advocacia.

Sabemos que, gestão ainda não é um assunto comum nas faculdades de Direito, e é por isso que, ao sair da universidade, muitos advogados e advogadas acabam por ter dificuldades para gerir o escritório e buscam por alternativas que facilitem esse trabalho, os permitindo mais tempo para advogar, não é mesmo?

Bom, é nesse ínterim que entra o Projuris ADV. O sistema busca auxiliar e facilitar a gestão na advocacia de ponta a ponta, com módulos que auxiliam na produtividade, na lucratividade e até na otimização de tempo com a automatização do acompanhamento de processos.

Atualmente o Projuris ADV auxilia escritórios de advocacia assim:

1 – Organização de atividades diárias

Ao logar no sistema, a primeira coisa que você encontra é a visão de calendário e de organização de tarefas, intimações, andamentos, audiências e compromissos.

Todas elas se correlacionam e possuem outras funcionalidades das quais também são codependentes. Por exemplo, as tarefas você pode observar quais audiências, intimações e andamentos você tem e já inserir no calendário de tarefas. Quando você recebe uma intimação também, a inteligência artificial do sistema pode te sugerir uma tarefa, que, sendo de fato a que você precisa realizar, basta inseri-lá no calendário dizendo para a IA que sim, a tarefa a ser feita é aquela.

Já os andamentos, intimações e audiências se relacionam diretamente com o módulo de processos. É por eles que você vai acompanhar cada atualização do processo, tudo de maneira automática. E assim, você já consegue inserir tudo na visão de calendário – e de Kanban, funcionalidade recentemente desenvolvida no sistema.

Leia também:

2 – Controle financeiro

O controle financeiro também é ótimo para auxiliar advogados e advogadas, uma vez que, finanças é mais um assunto pouco estudado nos cursos de Direito no país. Assim, contar com um módulo que organiza suas entradas e saídas se faz essencial.

Além disso, por meio dele é possível fazer a emissão de boletos diretamente no sistema e enviar para seus clientes. Isso sem contar o controle de inadimplência que também auxilia advogados e advogadas a fazer as devidas cobranças aos clientes que ainda não pagaram por algum serviço prestado.

3 – Mais produtividade

O software, de maneira geral, é um grande aliado no aumento da produtividade na advocacia. Sabemos que este é um tema que afeta escritório jurídicos em todo o país, seja pela necessidade de acompanhamento processual automatizado, de melhoria e celeridade na produção de peças, de escalar os atendimentos ou ainda, de ser mais estratégico nas ações do escritório.

Quanto maior a produtividade nesses tópicos, maior o tempo que os advogados podem utilizar para atividades voltadas para o intelectual, consequentemente o escritório passa a crescer e aumenta sua lucratividade.

Perguntas frequentes sobre acompanhamento processual automatizado

O que é o acompanhamento processual?

O acompanhamento processual é a conferência das movimentações de um processo judicial no tribunal. Com o acompanhamento de processos é possível realizar os pedidos do juiz e ainda evitar a perda de prazos. Pode ser feita manual ou automaticamente, com um software jurídico.

Como fazer acompanhamento processual automatizado?

Uma maneira bastante eficaz de automatizar o acompanhamento processual é por meio de um software jurídico, como o Projuris ADV. Isso porque, por meio dele é possível, não só fazer a captura de processos, como também de andamentos, por meio de capturas em lote, em qualquer sistema, de qualquer tribunal do país, de forma automática.

Qual o melhor sistema para fazer o acompanhamento processual automatizado?

O melhor sistema para acompanhamento processual automatizado é: depende. O melhor sistema é aquele que melhor se adequa às demandas do seu escritório jurídico como um todo. É claro que, se nos permite a recomendação, diremos o Projuris ADV. Para saber mais sobre ele, acesse a central de ajuda.

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. Hoje os clientes já procurar serviços jurídicos com urgências e querem seus problemas solucionados com agilidade e eficiência. Ótimo conteúdo! Vimos que nosso escritório se encaixa em todas as características presentes e isso é de grande valia para nós.