Por que utilizar plataformas ODR? Saiba como escolher

14/12/2022
 / 
13/10/2023
 / 
6 minutos

Veja quais critérios você não pode deixar de lado na hora de escolher uma plataforma ODR e compare a solução Projuris Acordos com outras opções do mercado.

Falar das vantagens de utilizar a tecnologia e a conectividade para a resolução de disputas e negociação de acordos, conhecida pela expressão ODR (Online Dispute Resolution) se tornou algo que requer cuidado hoje em dia.

Isso porque, segundo o conceito clássico, qualquer negociação que use tecnologias de informação ou de comunicação para auxiliar as partes a resolverem uma disputa poderia, de maneira legítima, se apresentar como ODR. 

No entanto, será mesmo que mandar um email, uma mensagem de WhatsApp ou fazer uma videoconferência para resolver disputas e negociar acordos é realmente uma forma “tecnológica” e avançada de fazer negociações? 

calcule se usar Projuris Acordos vale a pena

Atualmente, qualquer pequeno negócio tem um email, atende seus clientes por WhatsApp e eventualmente até faz conferências de vídeo, o que faz dessa camada de tecnologia algo básico demais para ser apresentado como uma “inovação tecnológica” em negociações. 

Afinal, cá entre nós, você acha mesmo que um negociador que consegue usar email, WhatsApp ou chamada de vídeo pelo celular conseguirá aumentar a sua eficiência de negociação em escala a ponto de triplicar ou até quadruplicar os resultados do seu escritório? Eu acho que não. 

Por isso, ao comparar serviços de ODR do mercado, sempre aconselho questionar a robustez da solução de ODR que está sendo contratada. Será que o investimento que você vai fazer conseguirá colocar tanto a tecnologia quanto os dados para trabalhar a seu favor, ou serão apenas novas formas de fazer as mesmas negociações, conversas e contatos de sempre? 

Saiba o que perguntar e como comparar plataformas ODR

Existem hoje no mercado uma série de ofertas de plataformas ODR dos mais diversos tipos – desde softwares completos até escritórios especializados que implementam funcionalidades digitais e tecnológicas para a resolução de disputas. 

No entanto, ao fazer uma contratação é importante ter clareza das soluções específicas para o apoio da resolução de disputas online que cada plataforma ou escritório conseguirá trazer para a sua carteira. 

Na plataforma do Projuris Acordos, nosso foco é trazer as melhores funcionalidades possíveis com a tecnologia atual, junto com a capacidade de analisar dados e usar algoritmos capazes de aprender com os dados a que têm acesso para ajudar nossos parceiros e clientes a escalarem exponencialmente suas capacidades de fazer acordos. 

calcule se usar Projuris Acordos vale a pena

Funcionalidades que diferenciam a plataforma ODR da Projuris

1. Chat Omnichannel para os negociadores

A parte contrária pode se comunicar com os negociadores que utilizam do Projuris Acordos por uma série de canais, como WhatsApp, email, SMS, e até o próprio chat da plataforma. Não importa por onde a parte contrária se comunique, as conversas estarão sempre centralizadas em um mesmo local, dentro da plataforma, o que agiliza o trabalho dos negociadores.

2. ODR orientado por dados

Ao usar dados para enriquecer as bases de casos a serem negociados, exibindo na plataforma os nomes das partes, seus respectivos advogados, dados de contato e toda uma sorte de outros dados, o Projuris Acordos mostra aos negociadores quais propostas devem receber o maior foco, já que têm maior tendência de chegarem a acordos.

Além disso, por meio de uma lista de prioridades dentro da plataforma também são destacadas as propostas com maior tendência de estarem próximas da alçada máxima, bem como a indicação do potencial canal de comunicação preferido pela parte contrária, o que leva a uma negociação mais assertiva.

3. Dashboards gerenciais e de gestão

Um painel específico sobre a sua carteira de negociações indica dados relevantes para a gestão da sua célula de acordos, como a elasticidade das contrapropostas, o índice de aderência, taxa média de acordos, alçadas médias alcançadas, além da potencial economia realizada para o seu cliente. Um relatório com a performance individual de cada negociador também apoia os gestores, mostrando quem são seus melhores negociadores e quais comportamentos da equipe têm gerado mais eficiência, de maneira a refinar ainda mais a capacidade dos times de negociar.

experimente o Projuris Acordos

Saiba como acordos podem potencializar os resultados do seu escritório de advocacia e departamentos jurídicos, no Juriscast abaixo:

Principais diferenças entre o Projuris Acordos e outras ODR do mercado brasileiro

Outras ODRsPlataforma de ODR Projuris Acordos
Uso de email e mensagens de WhatsApp para negociações
Chat omnichannel (email, WhatsApp, SMS ou chat na própria plataforma)
Uso de dados para enriquecimento de informações sobre a outra parte
Dashboards de gestão de resultados, com alçadas médias, taxa média de acordos
Dashboards gerenciais que permitem acompanhar os casos atendidos
Curva de Elasticidade das contrapropostas
Índice de aderência da política de acordos

Mais do que trazer um mínimo de tecnologia para as suas negociações, uma plataforma de ODR robusta e avançada como o Projuris Acordos permite que os escritórios ganhem uma visão estratégica sobre as suas carteiras de negociação e acelerem o fechamento de acordos.

Nosso foco sempre foi utilizar o que há de mais avançado em termos de tecnologia, associado às mais avançadas análises de dados e sistemas de machine learning, para auxiliar nossos clientes a escalarem exponencialmente suas capacidades de fechar acordos.

Ao centralizar as comunicações em uma plataforma de ODR – e não só fazer uso de práticas online de comunicação – é possível obter insights importantes vindos dos dados analíticos da sua carteira, compreendendo as melhores formas de comunicação, os melhores valores para os acordos e acompanhando toda a carteira de casos da sua equipe sem precisar ser copiado em cada uma das comunicações feitas pelos negociadores. 

É essa visão de todo, com dados e relatórios que funcionam como balizas para a revisão de estratégias jurídicas, que leva nossos clientes e parceiros a serem capazes de desenhar políticas de acordo inovadoras, mais eficientes e com uma enorme efetividade, como no caso do escritório PMR, que dobrou o ROI da sua célula de acordos com o apoio do Projuris Acordos.

Conclusão

Ficou interessada ou interessado no que uma plataforma de ODR robusta como o Projuris Acordos pode oferecer? Entre em contato com nossos especialistas e descubra como é possível aumentar sua performance em até 400% com o uso da nossa plataforma.

experimente a plataforma de ODR da Projuris, o Projuris Acordos

Você também pode se interessar por:


*Conteúdo publicado originalmente no Blog da Justto por Kelvin Araki e redirecionado para o Blog da Projuris após a aquisição da empresa.

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.