Contract AI: uso da inteligência artificial na gestão de contratos

08/03/2024
 / 
19/03/2024
 / 
13 minutos

Contract AI é o termo usado para aplicação da inteligência artificial em contratos de qualquer natureza. Incluindo seu uso na gestão de contratos.

Desde a popularização do Chat GPT sabemos que a IA, Inteligência Artificial, veio para ficar. Suas utilizações vão desde a área da saúde, aos softwares, criação de produtos e até na rotina de diversos profissionais, inclusive advogados tanto em escritórios como nos departamentos jurídicos.

Um dos benefícios da inteligência artificial para advogados é poder criar e gerir contratos de forma ágil, a IA será sua aliada, é sobre este aspecto que vamos abordar no artigo. Entender como a IA generativa aliada aos softwares de gestão contratual que você já usa, ou mesmo como apoio a sua gestão em planilhas, potencializa o dia-a-dia de trabalho dos gestores de contratos.

Confira:

  • O que é e como funciona a inteligência artificial generativa?
  • Ainda, como advogados e advogadas dos departamentos jurídicos das empresas podem usá-la no trabalho?
  • Também, como a prática de Contract AI te auxilia a economizar tempo e ser mais efetivo(a) na elaboração de novas minutas, revisões contratuais e outros pontos da gestão do ciclo de vida contratual.

Continue a leitura que vamos explorar as respostas à cada uma destas perguntas.

O que é Contract AI?

Contract AI é o termo em inglês para Inteligência artificial em contratos, uma expressão guarda-chuva que irá contemplar as aplicações possíveis da IA na hora de criar e gerir contratos. Aliada a ela, ainda, tratamos do conceito: Contract Management AI, termo para gerenciamento de contratos com IA. Ambos estão relacionados.

Ou seja, falar de Inteligência artificial em contratos, trata-se do uso da IA nas atividades de elaboração e gestão de contratos. Assim, você pode usar desta tecnologia para produzir minutas, revisar contratos e até fazer resumos e avaliações de risco dos textos contratuais antes de serem assinados.

A sua empresa já usa a IA na área de contratos? Conheça agora as vantagens e boas práticas na implementação do Contract AI

Contexto da IA generativa

A inteligência artificial, de modo geral, busca que máquinas possam replicar comportamentos da inteligência humana, tais quais resolver problemas matemáticos ou buscar informações. Isto, desde que alimentadas por dados que as permita traçar tais respostas.

O modelo que estamos habituados, por exemplo: o Chat GPT da Open AI; A Gemini do Google e a MariTalk da Maritaca ai, uma IA criada para atender às necessidades do Brasil em português-Br, são IAs generativas. Todos os sistemas citados podem ser usados em suas versões gratuitas. O funcionamento destas é com chats, onde o usuário faz perguntas que são respondidas.

A IA generativa é uma divisão da inteligência artificial que foca em criar sistemas que produzam conteúdos novos e originais, com linguagem muito similar à humana. O Chat GPT, por exemplo já permite até a criação de imagens para além dos textos. Tudo isso, usando como fonte de conhecimento um grande volume de dados, as produções irão se basear nas informações disponíveis.

Importante entendermos que eventualmente as respostas dados por IA são incorretas, justamente pela informação limitada. Popularmente se diz que as IAs generativas deliram, isto significa que o objetivo delas é dar uma resposta humanizada que nem sempre é verdadeira.

software de contratos online, contrate agora

Com a evolução dos sistemas por seu uso frequente, junto à educação dos usuários sobre o que é inteligência artificial e quais as suas limitações, a IA é um ótimo recurso. Apenas, lembre-se de revisar com atenção toda produção de inteligência artificial.

Outra diferença da IA generativa em relação a outros tipos, é que ela aprende com as informações geradas por ela mesma, para além dos dados inseridos por seres humanos.

Em resumo, a IA generativa produz conteúdo original, a partir de uma base de dados, seguindo o pedido feito a ela, chamado de prompt.

Vantagens de usar inteligência artificial em contratos

Por tratar-se de um modelo com linguagem natural, a IA produz textos com qualidade e pode trazer ideias não exploradas na hora de elaborar novas minutas. Por exemplo, peça para a IA o que você não pode esquecer ao escrever um NDA. Ela te trará as cláusulas principais, revise-as e inclua na sua minuta as que fizerem sentido.

Além de expandir as ideias não exploradas, listamos outras atividades que a IA pode exercer na área de contratos:

  • Elaborar resumos de contratos rapidamente;
  • Criação automática de sumário para documentos prontos;
  • Revisão de texto das minutas;
  • Escrita de novos modelos de contrato.

Ademais, a ser uma assistente da área. O uso de IA na gestão de contratos traz mais recursos tecnológicos e pode ser um indicio positivo de inovação do setor jurídico.

Como usar inteligência artificial na gestão de contratos? – Contract Management AI

Para retomar, gestão de contratos é o processo que contempla o acompanhamento do ciclo de vida de um contrato, desde a elaboração de uma nova minuta contratual até a gestão do contrato ativo.

Tal função é exercida por um gestor de contratos, que geralmente é parte do setor jurídico da companhia, uma vez que é responsável pela elaboração de documentos importantes. Contudo, outros setores como compras e recursos humanos também lidam com contratos e beneficiam-se dos sistemas de gestão contratual apoiados em IA.

Contract AI: elaboração de novas minutas de contrato

Um dos motivos da popularização da IA generativa foi a criação de textos, já que sua capacidade de escrever em linguagem humanizada impressiona. Assim, pode ser usada como ferramenta auxiliar na construção de minutas de contrato.

Ao adaptar um modelo de contrato ou criar uma minuta do zero, o advogado responsável precisa escrever as cláusulas que regulam o acordo. Como por exemplo: cláusula de preço; cláusula de pagamento; cláusula de objeto e outras.

Com o auxilio da inteligência artificial, basta pedir ao chat que crie a cláusula para você a partir de algumas recomendações.

  • Dê os dados completos que devem constar no texto;
  • Especifique o tipo de cláusula a ser criada;
  • Explique a responsabilidade de cada parte no acordo;
  • Escreva outras informações relevantes a depender do tipo de cláusula de contratual criada.

Quanto mais informativo for seu prompt, as coordenadas dadas à IA generativa, melhor será o resultado e com maior chance de atender às suas expectativas no momento da criação de um novo contrato.

Importante lembrar que o texto gerado deve ser revisado por um advogado contratualista. O conteúdo escrito pela IA pode conter informações incorretas. Além disso, cuide ao fornecer informações estratégicas da sua companhia, uma vez que as políticas de proteção de dados de muitas empresas de IA não são claras. 

Novidade de produto- Projuris Contratos

No Projuris Contratos, este processo será um pouco mais simples. O assistente IA estará disponível dentro do editor de textos online. Nosso cliente pede para a IA gerar ou revisar um texto e consegue selecionar um prompt cadastrado ou então, criar um novo.

Por já estar embutida no software e relacionada à criação de contratos, usar inteligência artificial no Projuris traz ainda mais benefícios. Eliminamos o tempo de abrir um novo sistema, usar duas telas e a necessidade de levar a informação de um local a outro.

Te proporcionamos avanço tecnológico, com praticidade e sem complicações. Lançamento em breve da IA no Projuris Contratos.

Minuta escrita por IA no Projuris Contratos

Contract AI: Resumo de contratos

Outro uso interessante é na hora de resumir um contrato. Alguns softwares CLM, como o Projuris Contratos permitem adicionar um breve resumo do que trata-se o documento, na hora de cadastrá-lo na plataforma.

A dica de Contract AI é: envie o contrato completo para o sistema de inteligência artificial e peça um resumo contendo as informações principais do arquivo. Este procedimento agiliza o registro de um novo documento e também ajuda a encontrar informações no dia-a-dia.

O mesmo vale quando for avaliar uma minuta ou dar um parecer. Em suma do grande volume de contratos e demandas do setor jurídico, ter um resumo informativo antes de ler o documento oficial, permite uma leitura dinâmica e mais rápida.

Contract AI: Sumarização e apoio na revisão de contratos

Todos os dias o departamento jurídico recebe solicitações de revisão de minuta e pareceres jurídicos, tanto de documentos elaborados internamente pela equipe como de contratos externos de fornecedores. Na maioria das vezes, o arquivo é apenas um documento bruto, sem sumário, resumo ou apontamento dos tópicos mais importantes.

Revisar e dar o parecer em cima de uma minuta na integra leva mais tempo e torna o trabalho suscetível a erros. A solução é sumarizar.

O sumário é a divisão de onde encontra-se cada tipo de informação, assim o gestor pode checar os dados em cima dos assuntos e criar sua própria ordem de revisão, do mais importante ao menos. A IA lê o contrato e faz a sumarização automática. Também, aponta os possíveis erros do arquivo que devem ser lidos com mais atenção.

agende um teste gratuito do melhor software para contratos do mercado

No Projuris Contratos- Sumarizador e apontamento de erros por IA

Na fase de análise Jurídica, o documento completo é enviado para leitura e parecer do advogado responsável. Na mesma tela, o usuário acessa a IA assistente e solicita a criação de um sumário.

A partir de então terá o sumário por assunto para facilitar a sua revisão, podendo navegar pelos tópicos e voltar sempre que necessário. Aliado ao sumário, o sistema classifica a importância de revisão, já que elenca os pontos de atenção do contrato apontando para os textos com uma possível inconsistência.

Sumário automático feito por IA no Projuris Contratos

Lista de IAs gratuitas para usar no departamento jurídico

Todos os usos que a IA permite na gestão de contratos, são ainda mais fáceis e práticos quando o Software CLM que a sua empresa adota já tem um assistente IA, uma vez que não é preciso parar o que está fazendo e recorrer à IA. Basta acessá-la na mesma tela.

Se esse não é o seu caso: ainda não usa um software de contratos ou se a sua escolha de plataforma atual não é integrada à uma IA, a alternativa é usá-las a parte.

Na lista abaixo te damos algumas opções de Inteligência artificial generativa para sua gestão de contratos:

Nenhuma delas é específica para a área jurídica, por isso reforçamos que é mais simples tê-las já dentro do sistema de gestão da área, onde o uso será melhor direcionado. Contudo, com os prompts corretos, você pode testar ainda hoje inserir inteligência artificial no seu setor.

Exemplos de prompts para usar na gestão de contratos

Ao criar seu prompt, isto é o pedido que será feito para a IA, ele deve seguir algumas regrinhas, para que o resultado atenda às expectativas de resposta.

Em suma, seja didático. Quanto mais claro, informativo e simples for seu prompt melhor será o entendimento da IA e por consequência a resposta dada.

Regras básicas na criação de prompts jurídicos

  1. Seja claro e objetivo: use perguntas ou uma frase principal que deixe nítido o que está sendo pedido. Frases genéricas e vagas irão apenas confundir o modelo de linguagem e retornar respostas também genéricas e vagas.
  2. Use uma linguagem natural: converse com a IA como fala com seus colegas de trabalho, ela foi treinada para identificar e reproduzir diálogos humanos. Ainda, evite jargões, abreviações, erros gramaticais e de ortografia assim como outros dificultadores de leitura.
  3. Apresente o contexto: antes de pedir a revisão de um contrato por exemplo, diga que trata-se de um contrato, qual o tipo, o objetivo do documento e que a sua empresa é parte.
  4. Evite prompts muito longos e complexos: perguntas e colocações mais diretas costumam trazer melhores resultados no diálogo com a IA.
  5. Não leve informações irrelevantes: não é necessário, a título de exemplo, dizer quem enviou o contrato para revisão. Apresente apenas dados que podem modificar a resposta da IA e não confundi-la, tornando a conversa mais complexa.

Precisa de ajuda?

Baixe o guia prático de Chat GPT para gestores jurídicos + 15 ideias de prompts

Prompts para contratos
Análise de contratos:

  • Extrair informações:
    • Extrair automaticamente datas-chave, obrigações, valores, penalidades e outras informações relevantes de contratos.
    • Identificar cláusulas específicas e seus termos.
    • Analisar a linguagem do contrato para identificar riscos e oportunidades.
    • Comparar diferentes versões de um contrato para identificar alterações.
  • Resumo de contratos:
    • Gerar resumos concisos e precisos de contratos longos e complexos.
    • Identificar os pontos-chave de um contrato e apresentá-los de forma clara e organizada.
    • Traduzir termos jurídicos complexos para uma linguagem mais simples.
  • Análise de risco:
    • Identificar e avaliar os riscos jurídicos e comerciais em um contrato.
    • Avaliar a probabilidade e o impacto de diferentes tipos de riscos.
    • Recomendar medidas para mitigar os riscos identificados.
  • Pesquisa de jurisprudência:
    • Encontrar jurisprudência relevante para um contrato específico.
    • Analisar a jurisprudência para identificar tendências e riscos.
    • Avaliar o impacto da jurisprudência na interpretação do contrato.

Negociação de contratos:

  • Gerar sugestões de termos:
    • Gerar sugestões de termos para diferentes tipos de cláusulas contratuais.
    • Recomendar termos que sejam justos e equilibrados para ambas as partes.
    • Adaptar os termos às necessidades específicas da negociação.
  • Analisar propostas:
    • Identificar os pontos fortes e fracos de uma proposta de contrato.
    • Avaliar as implicações da proposta para ambas as partes.
    • Recomendar contrapropostas que sejam vantajosas para o cliente.

Outros exemplos:

  • Realizar diligências:
    • Coletar informações sobre a outra parte do contrato, como histórico de desempenho, situação financeira e reputação.
    • Avaliar os riscos de contraparte e tomar decisões informadas.
  • Criar modelos de contratos:
    • Criar modelos de contratos para diferentes tipos de transações.
    • Personalizar os modelos de acordo com as necessidades específicas da operação.
    • Automatizar a criação de contratos.
  • Obter insights do mercado:
    • Obter insights sobre as tendências do mercado de contratos.
    • Identificar as melhores práticas para a negociação e gerenciamento de contratos.
    • Benchmarking com outras empresas do setor.

Estes são apenas alguns exemplos de prompts que podem ser usados por gestores de contratos. As capacidades específicas da inteligência artificial variam de acordo com a ferramenta utilizada. É importante que os gestores de contratos compreendam as capacidades e limitações da inteligência artificial para usá-la de forma eficaz.

Conclusão

A inteligência artificial será uma grande aliada na área de contratos, uma vez que facilita as atividades do setor. O uso de IA dentro dos softwares jurídicos já é uma realidade, e será mais uma aliada na otimização de tempo e profissionalização da sua gestão jurídica.

Quer saber mais sobre como a Projuris aplica IA nos seus produtos?

Converse com um consultor e navegue pelo produto

agende um teste gratuito do melhor software para contratos do mercado

Perguntas Frequentes

O que é Contract AI?

Contract AI é o termo em inglês para Inteligência artificial em contratos, uma expressão guarda-chuva que irá contemplar as aplicações possíveis da IA na hora de criar e gerir contratos.

IA pode escrever contrato?

Não integralmente, mas a IA pode auxiliar na elaboração de novas minutas. Ela elabora cláusulas contratuais desde que receba o comando com as informações corretas de uma pessoa. Também revisa textos escritos por humanos, dando ideias de como aprimorá-los e corrigindo erros.

Leia também

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário