Software para acordos com inteligência artificial: veja como funciona

18/03/2024
 / 
18/03/2024
 / 
6 minutos

O uso de inteligência artificial (IA) nao está mais no campo das promessas ou tendências, e já integra a rotina de muitos profissionais que trabalham no mundo corporativo. No universo jurídico, isso não é diferente. Um exemplo desse novo paradigma é a utilização de softwares para acordos com IA. Você já pensou nessa possibilidade?

Uma pesquisa da PWC – uma multinacional especializada em consultoria e auditoria – mostrou que um dos maiores benefícios da IA está associado a produtividade. 44% dos líderes de grandes empresas afirmaram que essa tecnologia melhora as taxas de produtividade nas equipes, através da automação. E é exatamente por esse viés que a inteligência artificial chega aos softwares de resolução de disputas online (ODR).

No Brasil, essas ferramentas de negociação digital, que criam uma ponte para mediação entre pessoas físicas e jurídicas, alguns softwares pioneiros já começam a empregar inteligência artificial para acelerar e automatizar processos repetitivos. Neste artigo, mostramos como essa tecnologia funciona no Projuris Acordos – uma das maiores plataformas de acordo do Brasil, com mais de 120 mil negociações realizadas apenas em 2023.

Você vai descobrir todo o potencial da IA para acordos. Vamos lá?

calcule se usar Projuris Acordos vale a pena

Antes de prosseguir, o que faz um software para acordos?

Você provavelmente já ouviu falar sobre acordos judicias ou extrajudiciais, mas sabia que há sistemas específicos para facilitar esse tipo re resolução? Os softwares para acordos, ou softwares ODR (Online Dispute Resolution) são plataformas que facilitam o contato entre duas partes em conflitos, bem como, simplificam a negociação e apresentação de propostas.

No caso do Projuris Acordos, o software se encarrega de:

  • encontrar os contatos (como e-mail e telefone) das partes envolvidas no conflito;
  • centralizar o envio das mensagens iniciais, convidando para realizar um acordo;
  • gerir todas as comunicações entre as partes, dentro de uma mesma tela;
  • fornecer indicadores e métricas que ajudam os negociadores a acompanhar alçada, propostas, contrapropostas e mais;
  • em caso de proposta aceita, elaborar e enviar a minuta do termo de acordo;
  • colher as assinaturas digitais;
  • encaminhar o termo de acordo ao poder judiciário, para homologação, quando necessário.

Por facilitar todas as etapas de uma negociação, o Projuris Acordos é utilizado por empresas ou escritórios de advocacia que desejam atuar com esse modelo de resolução de conflitos. Por meio do software, essas organizações são capazes de negociar até 4 vezes mais acordos, sem necessidade de aumentar a equipe.

Agora, você pode estar se perguntando, como esse software para acordos incorporou IA? Para que a inteligência artificial é utilizada ali? Nós trazemos 2 exemplos práticos, a seguir. Confira.

Como funciona a Inteligência Artificial (IA) no Projuris Acordos? Com exemplos

A Inteligência Artificial (IA) do Projuris Acordos foi criada para garantir ainda mais automação e agilidade nas negociações. Nesse software, ela aparece em pelo menos dois pontos da jornada de negociações, como mostrado abaixo.

1. IA para sugerir mensagens e avanços na negociação

Dentro da plataforma de acordos da Projuris, um negociador – representante da empresa ou escritório de advocacia – pode trocar mensagens de texto com a parte em conflito. Embora essas mensagens possam ser recebidas pela parte no WhatsApp, e-mail, ou chat, para o negociador, tudo é centralizado em uma única tela, sem necessidade de acessar cada um desses canais separadamente.

calcule se usar Projuris Acordos vale a pena

É nessa tela única que o negociador apresenta propostas, recebe e analisa contrapropostas, e assim por diante. É um trabalho, portanto, que envolve a comunicação por escrito com a parte. Como a IA se insere nesse processo?

Por meio de Inteligência Artificial, o Projuris Acordos escreve uma sugestão de mensagem para ser enviada a parte, com base na conversa que está sendo travada ali. Além de redigir a mensagem em si, evitando que o negociador precise digitar tudo manualmente, a Inteligência Artificial do Projuris ainda é capaz de identificar a fase da negociação e sugerir os próximos passos, para que as tratativas avancem.

O vídeo abaixo ilustra em apenas 1 minuto como funciona essa IA para acordos. Veja a tecnologia em funcionamento:

2. IA para transcrever suas ligações de negociação

Como você viu, o Projuris Acordos reúne uma série de canais para que empresas e escritórios de advocacia entrem em contrato com as partes litigantes. Um desses canais é a ligação telefônica, que é realizada por dentro do próprio sistema de acordos.

experimente o Projuris Acordos

Desde o princípio, essas ligações ficam armazenadas no Projuris Acordos, atreladas a cada negociação em específico. Agora, com inteligência artificial, ficou ainda mais fácil acompanhar o conteúdo dessas ligações. Isso porque a IA transcreve automaticamente as chamadas.

três vantagens principais, quando pensamos na transcrição automática das negociações:

  • para os negociadores, que precisam lidar com dezenas de casos, fica mais simples rememorar o histórico do que foi conversado. Não há necessidade de ouvir toda a ligação novamente, por exemplo;
  • para os líderes, torna-se simples auditar as negociações realizadas por telefone, já que o conteúdo delas fica disponível imediatamente em texto;
  • para fins de comprovação, por exemplo, nos autos de um processo judicial em andamento, é possível anexar a transcrição da gravação.

Outras funcionalidades do Projuris Acordos que agilizam a negociação

Para ajudar empresas a fecharem até 4 vezes mais acordos, o software ODR da Projuris reuniu uma série de funcionalidades que vão além da IA, e garantem mais agilidade nos processos e aumento real da perfomance dos times de negociação. Alguns exemplos são:

  • o enriquecimento automático das bases de contato, permitindo que o negociador tenha acesso a e-mails, telefones e outros canais de comunicação com a parte, ordenados por ordem de maior probabilidade de sucesso no contato;
  • a to-do-list de atendimento do Acordos, que sugere diariamente uma série de atividades que cada negociador pode fazer, para que nenhuma negociação fique esquecida;
  • os painéis de acompanhamento de dados, que permitem monitorar a produtividade de cada negociador da equipe;
  • a biblioteca de minutas, que garante acesso rápido e facilitado a modelos de termos de acordo, para que esse documento seja rapidamente enviado a parte que aceitou o acordo;
  • entre muitas outras funcionalidades.

Você já pensou em usar um software para acordos para acelerar suas negociações? Teste o Projuris Acordos grátis e descubra como funciona.

Quer conhecer o Projuris Acordos? Faça um teste grátis, por 30 dias.⬇️


Resumo

Como você viu, a inteligência artificial (IA) já é uma realidade nos softwares ODR, como o Projuris Acordos. A IA para negociações serve para automatizar tarefas que, de outra forma, seriam feitas manualmente, de maneira mais lenta e onerosa.

Se você quer testar um software para acordos com IA, não deixe de experimentar o Projuris Acordos grátis por 30 dias.

experimente a plataforma de ODR da Projuris, o Projuris Acordos

Você também pode gostar de:

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário