A agenda é um dos acessórios mais importantes na rotina de um advogado. Mais do que isso, é indispensável em seu dia a dia. O caderninho, no entanto, já foi deixado para trás, e não faz mais parte da realidade dos escritórios de advocacias que entendem que é preciso ter um DNA digital para se diferenciar competitivamente no mercado.
Neste sentido, muito advogados adaptaram seus caderninhos e agendas de mesa para as telas do computador e dos dispositivos móveis. Ferramenta como Google Agenda tornou a rotina dos escritórios de advocacia muito mais prática.
No entanto, o que vem crescendo nos últimos tempo é a quantidade de advogados que já estão utilizando seus softwares jurídicos para organizar suas agendas.
O ProJuris, por exemplo, conta com uma ferramenta, o Módulo Agenda, voltada exclusivamente para organizar a agenda jurídica. O Módulo Agenda do ProJuris permite agendar novos compromissos e gerenciá-los.
Certo, mas qual a diferença entre o Módulo Agenda do ProJuris e o Google Agenda, por exemplo?
Basicamente, por se tratar de uma ferramenta de um software jurídico, as opções do Módulo Agenda são desenvolvidas com foco na realidade do advogado e sua dinâmica de trabalho.
Consequentemente, o advogado encontra no Módulo Agenda uma ferramenta voltada exclusivamente para sua área de atuação, diferente do que acontece, por exemplo, com o Google.
Outro ponto importante é a segurança da informação. No software, as permissões de todos os usuários já estão definidas e concedidas. Controlar isso em outra agenda dificulta o controle da equipe, sem falar nos riscos de exposição de dados estratégicos, como contas pessoas de funcionários e ex-funcionários.
As duas ferramentas são excelentes, é verdade. No entanto, não possuem o nível de detalhamento para atividades jurídicas como o Módulo, feito exclusivamente para esta finalidade.
Entenda, rapidamente, como o Módulo Agenda funciona na prática:
Navegue pelos tópicos deste conteúdo
Agende compromissos
As ferramentas do Google são excelente, sem dúvidas. Entretanto, suas funções são muito abrangentes, portanto, limitadas quando pensamos em uma agenda jurídica. Deste modo, em pouco tempo, a agenda fica poluída e pouco prática para o advogado.
O Módulo Agenda do ProJuris permite criar compromissos com enfoque jurídico e riqueza de detalhes para cada tópico. Veja:
Ao acessar o Módulo Agenda do Projuris e clicar em “Adicionar novo compromisso”, essa a interface apresentada.
Nesta tela, o usuário deve informar um título, vincular a um cliente, definir data e hora do compromisso. Além disso, deve-se informar o local, advogado responsável pela atividade, observações e palavras-chave relacionadas.
Adicione pessoas
Na aba “Participantes”, o Módulo Agenda do ProJuris permite também incluir participantes na atividade e avisá-los por e-mail do compromisso.
Logo, é possível estipular os advogados envolvidos na atividade, o cliente para o qual o serviço será prestado e notificá-los por e-mail.
Cadastre documentos
Além de incluir pessoas, o Módulo Agenda permite também incluir documentos digitalizados que estão relacionados à causa, com 100% de segurança e praticidade. Basta subir os arquivos desejados e acessar de qualquer lugar.
Dessa forma, em um mesmo compromisso, você consegue registrar os advogados envolvidos, o cliente e todos os documentos do caso. Incrível, não é mesmo?
O Módulo Agenda não te deixa esquecer seus compromissos
Por fim, o Módulo Agenda avisa todos os participantes do compromisso com a antecedência necessária. É possível programar o software para enviar o lembrete três dias antes da atividade, um dia, ou até mesmo 15 minutos antes. Quem escolhe é você.
Após definir seus documentos, ainda é possível gerar relatórios de atividades, filtrar por períodos, participantes e clientes.
Tenha tudo em um só lugar
Além de todo o detalhamento e complexidade que o Módulo Agenda permite, o que mais o difere, por exemplo, da plataforma do Google?
A maior vantagem de um software jurídico é unir uma grande diversidade de funcionalidades em um único lugar. Logo, o advogado não conta somente com o Módulo Agenda, mas também com o respaldo de um leque de funções ao seu dispor.
O melhor de tudo é ter tudo isso integrado. Logo, quando o usuário sobe um documento no Módulo Agenda, ele é salvo também no Módulo Documentos, e também no cadastro do cliente no Módulo Pessoas.
Calcule honorários eficientemente
Ao adicionar compromissos no Módulo Agenda, uma excelente dica é cadastrar essas atividades no Timesheet do ProJuris ONE. No Timesheet é possível estipular as horas gastas nessas atividades.
Este registro, cruzado com as informações geradas no Módulo Financeiro, farão com que seu escritório mensure melhor o trabalho prestado e cobre honorários de maneira mais justa. Saiba mais como funciona o Timesheet clicando aqui.
Quer fazer um teste do Módulo Agenda? Comece a usar se cadastrando aqui, e nós estraremos em contato com você.

Sobre o autor: Tiago Fachini
- Mais de 600 artigos no Jurídico de Resultados
- Mais de 100 mil ouvidas no Podcast JurisCast
- Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente.
Siga Tiago Fachini nas redes sociais:
- Tiago Fachini no Instagram
- Tiago Fachini no Linkedin
- Podcast JurisCast
- Podcast Resumo Jurídico
1 comentário em “Agenda para advogados: existe um modelo ideal?”
Qual o valor da agenda jurídica?
Há recebimento de intimações também por este software?