Mudanças do mercado jurídico proporcionadas pela tecnologia

23/03/2021
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29/09/2022
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7 minutos

A transformação digital proporcionou inúmeras mudanças e inovações no cenário econômico, principalmente no mercado jurídico.

Afinal, as máquinas vêm sendo utilizadas para facilitar a rotina dos escritórios de advocacia. E contribuem, assim, para otimizar o tempo gasto na realização das tarefas por advogados e advogadas.

A modernização dos processos por meio do sistema eletrônico e o uso de softwares para advogados, por exemplo, mostram como o cenário do futuro da advocacia está se desenhando.

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi necessário que muitos serviços se adaptassem ao uso de ferramentas tecnológicas para concluir suas atividades para concluir o trabalho em home office.

Atualmente, é quase impossível não usar a tecnologia a seu favor, pois existe a Inteligência Artificial, Big Data Analytics, entre outras, que garantem praticidades nos processos produtivos. É difícil, então, não aderir quando benefícios como estes se tornam cada vez mais populares.

No mercado jurídico não foi diferente. Isso porque é quase impossível que esse tipo de serviço tivesse atividades totalmente paralisadas. E a foi a tecnologia que proporcionou as mudanças necessárias para a realização do trabalho jurídico de diferentes formas.

É claro que as mudanças no mercado jurídico não aconteceram de um dia para o outro devido à pandemia. Aos poucos a transformação digital resultou em mudanças no mundo do Direito. Mas quais foram as principais modificações?

Continue lendo e confira quais são as mudanças no mercado jurídico proporcionadas pela tecnologia.

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A inovação da tecnologia na advocacia: quais as principais mudanças para o mercado jurídico

A tecnologia influencia positivamente o ambiente profissional. Isto faz com que as suas diferentes áreas se beneficiem a partir das mudanças que vão surgindo.

Diante desse panorama, o mercado jurídico é um dos mais afetados. E se adapta, aos poucos, a essa nova realidade de mercado.

O cenário cada vez mais competitivo, contudo, exige que os profissionais busquem diferenciais inovadores para se destacarem perante o público. Por isso, então, a necessidade de inovar inclusive.

A utilização da tecnologia, no entanto, não se restringe ao sistema de gestão do escritório, mas também para atender os clientes e em estratégias de marketing, por exemplo.

Abaixo separamos algumas das principais mudanças tecnológicas e podem ser adotadas no mercado jurídico. Confira!

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1. Software jurídico

Como já mencionado anteriormente neste contexto, a tecnologia proporciona muitas mudanças no mundo dos negócios.

Com isto, existe a possibilidade de utilizar softwares jurídicos para o setor de advocacia. 

O software jurídico é um programa exclusivo de computador, caracterizado por ser um sistema propriamente para uso de advogados e escritórios de advocacia.

Assim, é possível fazer a automação dos processos realizados na rotina, de modo mais ágil e prático. E você ainda otimiza seu tempo.

Essa ferramenta tecnológica proporciona que escritórios ou até mesmo aos advogados autônomos realizem buscas sobre atualizações dos processos que estão em andamento na justiça.

Logo, usa o tempo disponível para programar outras atividades jurídicas e garantir melhor organização.

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2. Atendimentos virtuais com o uso de ferramentas tecnológicas

As ferramentas utilizadas para atendimento no mundo virtual também foram muito úteis ao mercado jurídico durante a pandemia.

Plataformas como Zoom e Google, por exemplo, foram fundamentais para os atendimentos. E dessa forma, tanto escritórios quanto autônomos puderam dar continuidade aos trabalhos e processos.

Se você analisar e pensar que, em tempos passados, os atendimentos que eram realizados presencialmente, isto representa um grande avanço. Afinal, mesmo o atendimento sendo via telefonemas e sms, era necessário comparecer até o escritório para assinar documentos e dar andamento no processo.

Além de realizar atendimento virtual, os advogados podem encaminhar documentos online para coletar a assinatura digital com o uso de aplicativos desenvolvidos graças à tecnologia. 

3. Marketing jurídico

Decerto, é fundamental para o mercado jurídico investir em marketing para prospectar clientes.

Mas o marketing para o setor jurídico difere das demais estratégias de setores comerciais para atrair o cliente. Afinal, o marketing jurídico se caracteriza por seguir padrões de acordo com o previsto pelo Código de Ética da OAB para realizar propaganda.

Basicamente, as advocacias e advogados autônomos têm, assim, algumas restrições. Mas também possuem boas oportunidades de captar e atrair clientes para o seu escritório e garantir sucesso no negócio.

O marketing jurídico, por exemplo, é ideal para auxiliar a criação de conteúdo para o público e construir boa reputação e confiança, a fim de incentivar de modo natural o cliente a procurar pelo serviço. 

4. Trabalho Remoto

Outra mudança para advogados e advogadas é a possibilidade de realizar o trabalho de modo remoto. Dos escritórios presenciais ao avanço do escritório digital, principalmente após a pandemia, é um meio de evitar a propagação da Covid-19 enquanto durar a transmissão da doença.

Embora essa forma de trabalhar diretamente de casa esteja em alta durante uma pandemia, é uma forte tendência no mercado jurídico futuramente.

Até mesmo porque é possível estabelecer rodízios das equipes e assim por diante. No entanto, também garante mais segurança para os clientes que se deslocaram até o escritório.

No mercado jurídico é possível usar ferramentas tecnológicas como portais para realizar o acompanhamento de petições online de modo ágil, além de gerenciamento de processos judiciais, entre outros.

5. Audiências online

Nos anos passados, era quase impossível imaginar que as audiências seriam realizadas de modo online. Mas a tecnologia avançou e contribui significativamente para facilitar as rotinas dos negócios.

A audiência online ficou em alta por causa da Covid-19 e, claro, só foi possível devido à transformação digital na sociedade.

É fato que essa prática tende a continuar futuramente mesmo com o fim da pandemia e voltando ao que é considerado normal. Assim sendo, essa mudança das audiências em tribunais passou a ser pela tela de um dispositivo móvel, computador ou tablet.

Apenas com o uso de uma boa câmera e microfone, a audiência é iniciada.

De um lado, isto gera comodidade em relação ao transporte até o tribunal de justiça e otimiza o tempo, principalmente, do advogado.

De outro, as videoconferências realizadas, embora relacionadas com a alta tecnologia, tendem a encontrar dificuldades. Isso porque a conexão pode ser mais difícil de acordo com a rede da internet. E isto pode causar, até mesmo, uma interrupção no andamento da audiência.

Vale lembrar que ainda não existe suporte para os andamentos de audiências online, mas é fato que graças a tecnologia e as ferramentas que otimizam os processos, são fundamentais para o setor jurídico.

O futuro da advocacia está nos meios digitais

Mesmo tendo essas mudanças adaptadas após a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fica evidente a importância da tecnologia ao proporcionar mudanças positivas.

Com marketing, por exemplo, tendo a oportunidade de atrair clientes e garantir a boa imagem da advocacia e serviço, garantir a continuidade dos processos judiciais e ainda ter a praticidade e agilidade em acompanhar de modo online.

Sem dúvida, são tendências para continuar durante os próximos anos, ainda mais porque a tecnologia vive em constante evolução. Atualmente, por exemplo, já se fala nas mudanças do Direito 5.0 (não mais apenas 4.0). E, muito provavelmente, poderão surgir novas ferramentas tecnológicas como softwares e adaptação para audiências serem realizadas online.

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Escrito por:

Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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